Neste sábado (08) mais um menor infrator foi encontrado morto na Unidade de Internação do Plano Piloto, o antigo Caje, que fica na Asa Norte. O adolescente, que completava hoje (08) quinze anos, foi asfixiado. Em pouco mais de três meses são quatro mortes, sendo que três aconteceram em um espaço de 20 dias: uma no sábado passado e a outra no dia 20 de agosto. A primeira das quatro mortes deste ano foi a de um adolescente de 17 anos, morto em julho na Unidade Internação de Planaltina, antigo Ciap.
Segundo o sub-tenente Edinaldo dos Santos, três outros jovens teriam levado o menor para um banheiro e lá o mataram. Ele foi encontrado com a cabeça mergulhada no vaso sanitário, e com um lençol no pescoço e os pés e mãos amarrados. Ele chegou a ser socorrido, mas teve quatro paradas cardíacas ao chegar ao (Hran) Hospital Regional da Asa Norte.
Caje – Por meio de nota, a Secretaria da Criança do Distrito Federal informou que foi aberta uma sindicância, para apurar as circunstâncias da morte e que está dando assistência à família do adolescente. Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) para o registro da ocorrência e a 2ª Delegacia de Polícia também apura o caso em caso de internos que já completaram 18 anos.
A UIPP, mais conhecida como Caje, está sendo preparada para a desativação, que deve acontecer até dezembro deste ano. A medida foi determinada pela justiça,, por conta da situação precária e da superlotação. Hoje 352 adolescentes cumprem detenção na Unidade, que tem capacidade para 166. A Secretaria da Criança promete entregar na próxima semana um cronograma para transferência dos internos e as vinte e quatro meninas que cumpriam medidas socioeducativas foram transferidas para a unidade do Recanto dos Emas.