Por Rafael Varanda – O projeto Alma Gêmea, promovido pela Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, fará o quarto casamento coletivo deste ano no sábado, 22, às 17h. Dessa vez, 100 casais realizarão o sonho de dizer o Sim no altar, como manda o figurino. Aliás, vão além do figurino. Eles se casarão no palco das decisões políticas mais importantes do País: a Praça dos Três Poderes, que trocará seu ar sisudo pela leveza desse momento especial.
A cerimônia terá tudo com o que sonha uma noiva: flores, música, marcha nupcial, damas de honra, tapete vermelho. Uma grande estrutura será montada no local para receber o evento.
O casamento vai ocupar uma área de aproximadamente 200 m² da Praça dos Três Poderes. Os noivos percorrerão 30 metros de tapete vermelho para chegar ao juiz de Paz. Eles ficarão em uma área isolada e os convidados se instalarão em cadeiras em volta da área principal.
Os casais vão se arrumar na sede da Secretaria de Justiça, antigo prédio da Rodoferroviária. No local, será montada estrutura de salão de beleza para atender a todos. Uma equipe de 60 profissionais do Senac vai maquiar, pentear, fazer serviços de manicura e pedicura. A Sejus vai oferecer, no local, almoço aos noivos e frutas e mais o transporte até a Praça.
A música da cerimônia será executada por instrumentos como sax, trombone de vara, trompete, teclado, baixo, percussão e quatro vozes. “Tentamos fazer tudo para que esse momento acontecesse como sonharam essas pessoas. É gratificante ver a emoção delas”, diz o secretário de Justiça, Alírio Neto.
Para muitos casais, trata-se de um momento esperado por anos e anos. Algumas noivas já tinham perdido as esperanças de realizar seu sonho, até conhecer o projeto Alma Gêmea, que trabalha em parceria com cartórios para viabilizar o enlace. Servidores da Subsecretaria de Direitos Humanos fazem o canal entre os noivos e a Justiça, ajudam com a documentação – muitas pessoas nem têm todos os documentos – e com os preparativos. “Nós damos todo o amparo legal”, afirma o subsecretário, Todi Moreno.
A realização do evento só é possível graças às parcerias firmadas entre a Sejus e prestadores de serviço de beleza, cerimonial, imagens, iluminação, som, decoração.
Setenta e cinco casais conseguiram realizar esse sonho este ano. Amanhã, mais 100 casais fecham o projeto Alma Gêmea de 2012, com a marca do sucesso.