Aneel aprova reajuste de 1,54% para energia no DF

Publicado em: 21/08/2012

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajustes tarifários, o que fará com que a conta de energia no Distrito Federal tenha um acréscimo de mais 1,54%. É o terceiro reajuste tarifário concedido à Companhia Energética de Brasília (CEB), que em julho teve aumento de 6,01%. A proposta aprovada nesta segunda (20) permite que as distribuidoras de energia Cemar do Maranhão, Cepisa do Piauí façam reajuste e no caso da CEB, o índice é temporário e valerá a partir de domingo (26). 

De acordo com o diretor da Aneel, André Pepitone, o caráter provisório da revisão tarifária da CEB é justificado em razão de “divergências contundentes” identificadas nos laudos apresentados pela CEB. A diretoria determinou à área técnica da agência que realizasse novo processo de fiscalização para reavaliar os dados contábeis da concessionária nos próximos 12 meses e com isso, o índice poderá ser revisto se não forem confirmadas as informações do laudo. 

Qualidade – Diferentemente do reajuste anual, feito em agosto, os ciclos de revisão tarifária ocorrem geralmente a cada quatro anos, com avaliação do equilíbrio econômico-financeiro e dos ativos da concessionária de distribuição, para repassar aos consumidores ganhos de produtividade e eficiência obtidos pelas distribuidoras em anos anteriores. A agência também estabeleceu novos indicadores de qualidade para o ciclo subsequente, neste caso para o período de 2013 a 2016. 

Vale salientar que conforme Câmara em Pauta comentou em julho, na última autorização de reajuste, que em 2011 o consumidor do DF ficou sem energia uma média de 16 horas e o tempo considerado aceitável pela Aneel, que é de 12 horas e 54 minutos e a média anual de interrupções de energia ficou em 13 por morador.  

Em abril, a Câmara Legislativa realizou Comissão Geral e o presidente da Companhia, Rubem Fonseca, afirmou que de maio em diante, os problemas deveriam diminuir, após meses de prejuízos e dívidas de mais de R$ 850 milhões, porém somente na última semana pelo menos quatro apagões foram registrados em áreas do DF. Vamos ver qual será o resultado de 2012.

 

Artigos relacionados