Campanha estimula produção caseira de alimentos sem agrotóxicos em Brasília

Publicado em: 21/08/2012

Neste sábado (25) na igreja Messiânica da Asa Norte em Brasília começa o projeto “Horta Caseira”, que com uma programação de palestras sobre a importância da alimentação, o respeito à natureza, ao meio ambiente e o consumo consciente e sustentável, pretende incentivar o consumo saudável através da aprendizagem do cultivo amador em uma oficina que dará informações sobre tipo de terra, de semente e clima ideal, quais os alimentos que podem ser cultivados em casa, e sem o uso de agrotóxicos. 

O projeto é uma iniciativa de agricultores, agrônomos e pequenos produtores do DF, que se reuniram para lançar campanha contra o uso de “defensivos agrícolas”, em  2009, quando o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. “É uma forma de fazer a família produzir os alimentos e de ter a certeza da origem deles, que é totalmente natural”, afirma Anderson Santos, responsável pelo evento de sábado. 

Aprendizagem – Um dos palestrantes convidados para as oficinas deste sábado (25) é o engenheiro agrônomo Daniel Rodrigues, que se especializou no plantio saudável de alimentos no Japão, país reconhecido pela valorização da agricultura natural. “Muitas das doenças que existem hoje no mundo estão diretamente ligadas a nossa alimentação. Comemos muito mais por hábito, do que pelo sabor e importância dos alimentos", explica Eden Mendes, supervisor do projeto. 

A ideia do projeto é ensinar a criar as hortas caseiras a partir de floreiras e espaços improvisados, como embalagens recicladas, que podem ser facilmente semeadas até mesmo em pequenos apartamentos. O treinamento inclui o kit com vaso/jardineira, terra, adubo orgânico, sementes e orientações relativas ao cultivo de hortaliças em casa. 

Depois do curso, os participantes receberão assistência técnica por uma comissão especializada para o acompanhamento do programa. Nesta primeira fase, os participantes começarão com o plantio de mudas de alface e de tomate sem agrotóxico. O curso será ministrado às 15h, no auditório da Igreja Messiânica, que fica na 315/16, Asa Norte.

Artigos relacionados