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Nova Ferramenta apoia alfabetização de deficientes intelectuais

Publicado em: 06/07/2012

A Universidade de Brasília desenvolveu software que facilita o acesso de deficientes intelectuais ao mundo globalizado. O projeto “Participar” apóia a alfabetização e a comunicação de deficientes. O software foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de dois estudantes.

A plataforma desenvolvida pelos estudantes teve o apoio e orientação da pedagoga e idealizadora do projeto Maraisa Helena Estevão e acabou validada na sede da Apae no DF, por alunos da própria instituição. De acordo com Maraisa, o diferencial da iniciativa é o fato de ela ser voltada a jovens maiores de 14 anos. “Existem vários outros projetos de auxílio à alfabetização de deficientes intelectuais, só que, na maioria deles, os assuntos são infantilizados. Lidamos com pessoas que têm dificuldade de aprendizado, mas possuem bagagem de vida” diz.

Segundo ela, a ação foi toda desenvolvida com base na realidade vivida pelos alunos. “Trabalhamos com fotos e vídeos dos objetos reais do conhecimento deles, e não com imagens abstratas ou desenhos. Com a letra b, por exemplo, usamos beijo, para o a, usamos arroz, e por aí vai”, explica Maraisa.

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