GDF anuncia testes com ônibus elétrico em Brasília para setembro

Publicado em: 24/07/2012

Enquanto a licitação para renovação de frota não vem (+aqui), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz anuncia testes com o primeiro ônibus elétrico a circular. O governador fez o anúncio, em Xangai, na China, durante visita oficial (+aqui). Segundo Agnelo, os ônibus elétricos serão usados no DF durante a realização da Copa de 2014 e o governador disse ainda que pretende instalar no DF uma fábrica desse tipo de veículo, que usa energia limpa.

Durante a viagem oficial, o governador destacou que investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade da atual gestão. "Nosso objetivo é instalar uma fábrica desses carros levar uma fábrica desses carros para se instalar no Distrito Federal, se constituindo em uma plataforma para o Brasil", anunciou, adiantando que esses ônibus serão utilizados já na Copa do Mundo de 2014.

O presidente da TCB, Carlos Koch, que integra a comitiva do governador, explicou que o GDF trabalha nesse projeto desde 2011. O ônibus apresentado a Agnelo Queiroz e a integrantes do GDF hoje em Xangai foi desenvolvido especialmente para testes de campo em Brasília. O veículo foi apresentado à delegação brasiliense pelos próprios dirigentes da fábrica de ônibus elétricos, Shuaihong Yuan, da Rui Hua New Energy; Huang Kunda, da Chang Long Bus, e João Eugênio Medeiros, da S4 Clean Energy. O ônibus será embarcado em navio no próximo dia 28, para, no prazo de dois meses, iniciar as aferições e a adaptabilidade do transporte na capital.

Comitiva – Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinicius Benevides, além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.

Comentário – Sem querer jogar água no chope da comitiva em viagem internacional, seria bom que os resultados fossem vistos pela população que paga impostos e tributos o ano inteiro e vive as mazelas que têm sido causadas por seja qual for o motivo. Se o dever de casa for bem feito, os visitantes da Copa que ainda será em 2014 não encontrarão grandes problemas.

Leia também:

Transporte público no DF: Edital suspenso e licitação de frota sem data

Pacientes com da rede pública do DF não têm remédio, mas GDF tem verba disponível

GDF realizará missão internacional para conhecer projetos de mobilidade 

 

Artigos relacionados