Brasília sedia a 5ª edição do Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha e a programação cultural desta quinta (26), começa a partir das 21h30, no Complexo Cultural da República e com entrada franca, com Batalha de Rimas, MC Júnior e Leonardo e o Rapper GOG, que lança o novo show Iso 9000 do Gueto, além dos Djs Criolina e Convidados. Na sexta (27), o show é da colombiana Puerto Candelaria. No sábado (28), se apresenta a musa do eletrobrega paraense, Gaby Amarantos. O encerramento será domingo (29), com Marakamundi Quarteto e Ellen Oléria.
O evento começou no último dia 23 e vai até o dia 29 de julho, reunindo artistas, gestores públicos, pesquisadoras negras e jornalistas em torno na discussão de desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho, previdência social, trabalho doméstico, linhas de crédito, incentivos ao afro-negócio, trabalhadoras do campo, ações afirmativas, saúde, e educação.
A programação será no Complexo Cultural da República e distribuída por vários locais do Distrito Federal, como Varjão, Paranoá, Itapuã, Cidade Ocidental, Presídio Feminino Colmeia e terá uma ação em São Paulo. Além de painéis e das discussões, a agenda cultural bastante diversificada incluirá show de artistas como Ellen Oléria, Paula Lima, GOG, Ilê Ayiê, Gaby Amarantos, Yusa, além da “Feira Preta” de cultura e comércio de produtos étnicos.
Conhecido como Afrolatinidades, o objetivo para esta quinta edição do festival é fomentar o interesse de universidades, coletivos, redes sociais, representantes da América Latina e do Caribe e movimentos em torno do debate sobre juventude negra e o tema se traduz na oportunidade para a discussão dos desafios enfrentados por esta parcela vulnerável da sociedade que constitui a principal vítima da violência urbana.
O projeto foi pensado como forma de dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina e trazer temas relacionados ao machismo, racismo, sexismo, superação de desigualdades com recorte de gênero e raça.
25 de junho – Desde 1992, no dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, em lembrança do I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. O evento é realizado em torno do dia 25, com o objetivo de tornar a data uma referência para as mulheres negras.
Clique aqui para mais informações e a programação completa.