A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal anunciou na manhã deste sábado (14), que já foi identificado o autor do vídeo postado no Youtube e intitulado “Dia a dia da Rotam DF”, com explícita apologia à violência. O vídeo mostra supostos criminosos feridos a bala, armas, munição, treinamentos e operações que seriam do batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas da PM (Rotam). Ao fundo, ouve-se uma música do grupo "Apocalipse 16", que diz "Bate Pesadão, manda o inimigo para o chão".
Segundo a Corregedoria, o autor é um policial da própria tropa de elite, mas a corporação ainda não divulgou nem a patente nem o nome dele, porque o autor ainda não foi ouvido, pois se encontra de férias da corporação De acordo com a corregedoria, a sindicância tem prazo de 30 dias para ser concluída e, a partir da apuração, o caso poderá será levado à Justiça Militar.
Rotam – No vídeo, são exibidas imagens de supostos treinamentos e operações acompanhada de ameaças como “Se tentar fugir da Rotam, vai se dar mal”, “E se trocar tiro com a Rotam, é assim que vamos responder”. Além disso, o vídeo exibe homens que teriam sido agredidos em operações da Rotam.
Veja reportagem do Uol