Unesco aponta problemas e cobra soluções na conservação de Brasília

Publicado em: 28/06/2012

Nesta quarta (27) em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em São Peterbursgo, na Rússia, foi aprovado o documento final, elaborado pela missão do órgão que esteve em Brasília em março, para verificar as condições de conservação do projeto urbanístico do Plano Piloto (+aqui). O relatório aponta uma série de problemas na conservação de Brasília e indica medidas que devem ser tomadas.

O órgão determinou que em fevereiro de 2013, o Brasil deve apresentar um relatório mostrando os progressos empreendidos na manutenção de Brasília como patrimônio da humanidade, para ser apresentado na 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em junho do próximo ano, para que o comitê avalie se irá acolher o texto, sem ressalvas ou produzir novas recomendações e comentários, se as medidas tomadas para a conservação da capital forem entendidas como insuficientes.

Relatório – O colegiado formado por 21 países confirmou os principais pontos do relatório preliminar que indicou os problemas nos cuidados com a cidade, apontados pela comitiva de especialistas que visitaram a cidade em março deste ano (+aqui). O relatório aponta a especulação imobiliária e pressão relacionada à Copa do Mundo de 2014 como maiores fatores prejudiciais à conservação do projeto urbanístico, citando obras como o Estádio Nacional de Brasília e o Veículo Leve sobre Trilhos como exemplo.

A Unesco também apontou como fundamental a intervenção para evitar expansão das irregularidades, como por exemplo em com relação ao estado de deterioração da W3, alteração de uso residencial das casas geminadas, puxadinhos em comércios e o desenvolvimento nas 30 regiões administrativas do DF também foi alvo de avaliação. Outro ponto recomendado é a paralisação imediata do processo de aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB), mas esta indicação ainda não foi acatada (+aqui).

Através de nota, a Secretaria de Cultura informa que vai continuar trabalhando pela preservação do projeto original de Lúcio Costa tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e que está negociando junto ao GDF a restauração de 100% do patrimônio tombado de Brasília, até 2014.

Leia também:

“Céu de Brasília, traço do arquiteto, gosto tanto dela assim.” (Djavan)

GDF insiste em projeto hoteleiro para 901 Norte vetado pelo IPHAN

Unesco recebe denúncias de entidades da sociedade civil sobre a má conservação em Brasília

Artigos relacionados