A deputada Eliana Pedrosa (PSD), esteve no Rio de Janeiro na última sexta (03), em viagem particular, para conhecer projetos na área de Educação. Recebida pela secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin a parlamentar que é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, teve a oportunidade de ver como funciona o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, em Santa Tereza.
O GEO é uma instituição de educação integral e garante a permanência do aluno em atividades acadêmicas por mais tempo. O complexo de Santa Tereza foi inaugurado neste ano e tem oferecido oportunidades para que os alunos possam desenvolver aptidões esportivas. “Além da grade tradicional, os estudantes podem optar por natação, handebol, futebol, judô, vôlei e atletismo dentre outras”, explicou Costin.
Eliana destacou que o DF chegou a implantar a escola integral durante o último governo, mas ressalta que o formato do GEO é mais interessante, justamente pelo fato de oferecer muitas modalidades esportivas aos alunos. “Já tivemos uma escola integral no DF. É importante conhecer novas diretrizes e aplicações de sucesso na área de educação. Elas ajudam a melhorar o ensino e manter os alunos em sala de aula. O DF precisa investir nisso”, afirmou.
O GEO trabalha quatro pilares na Educação: desenvolvimento humano integral; cidadania; cotidiano escolar; e desenvolvimento crítico. A ideia principal é formar o que chamam de “aluno-atleta-cidadão”. O Ginásio Experimental Olímpico de Santa Tereza atende alunos dos 6? ao 9? anos do Ensino Médio.
Todas as despesas da viagem foram pagas pela própria deputada Eliana Pedrosa.