Senado passa por desratização depois de funcionária ter sido mordida

Publicado em: 14/01/2012

Na tarde desta sexta-feira 13, os servidores do Senado Federal foram dispensados para que seja feita uma desratização e dedetização em parte das dependências da Casa. A medida foi tomada depois que uma servidora da Secretaria Geral do Senado foi mordida no pé por um animal na quarta (11). Reza a lenda que teria sido um rato – o roedor – mas a funcionária não confirmou. Ela foi medicada e está em observação. 

Aliás, esta não é a primeira vez que um animal é encontrado nas dependências do Senado durante este recesso. Em dezembro, um escorpião foi encontrado na Secretaria Técnica de Eletrônica do Senado, no subsolo do Anexo II. Um funcionário matou o animal com uma vassoura. Uma equipe da Gerência de Controle de Zoonoses do Distrito Federal fará uma vistoria nas dependências do Senado na próxima segunda (15).

As atividades da Secretaria-Geral e das secretarias de Coordenação Legislativa serão retomadas a partir das 10h da próxima segunda (16), segundo nota da Secretaria Geral, assinada por Claudia Lyra. O Congresso está em recesso até 2 de fevereiro, mas parte dos funcionários segue trabalhando.

Em nota divulgada na noite desta sexta (13), o Senado afirmou que obedece a um “calendário regular de limpeza” e de prevenção, que inclui dedetização e desratização. Esse trabalho compreende ainda, de acordo com a nota, a limpeza de bueiros, latas de lixo externas e isolamento de frestas e caixas externas.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Senado:

NOTA À IMPRENSA

O Senado Federal lamenta o episódio ocorrido na última quarta-feira em suas dependências em que uma servidora foi vítima de ferimento no pé ocasionado, supostamente, por animal não identificado.

A servidora foi prontamente encaminhada para atendimento médico, tomou preventivamente vacinas e remédios e passa bem.

A Casa esclarece que segue rigorosamente um calendário regular de limpeza e de prevenção, que inclui dedetização e desratização. Esse trabalho compreende, ainda, a limpeza de bueiros, latas de lixo externas e isolamento de frestas e caixas externas. O Senado recebe, inclusive, visitas periódicas de agentes da Gerência de Zoonoses do Distrito Federal, que estabelece procedimentos no combate a animais de prolifereção usual, como roedores e insetos em geral.

Cabe ressaltar que, em áreas de grande concentração de documentos, como a biblioteca e a Secretaria-Geral da Mesa, o trabalho preventivo é ainda mais intenso e de maior regularidade. Em todas as dependências da Secretaria-Geral da Mesa foram realizadas dedetizações e desratizações. Além desta sexta-feria, 13 de janeiro, o Senado realizou os mesmos procedimentos em 3 de janeiro e em dezembro de 2011. E em todo o ano passado, as dedetizações e desratizações ocorreram em três oportunidades.

Senado Federal / Assessoria de Imprensa / Secretaria Especial de Comunicação

Montagem da foto: Daniela Novais

Artigos relacionados