Foto de Dilma trespassada por espada ganha prêmio internacional

Publicado em: 14/01/2012

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. A imagem ao lado, mostrando a presidente Dilma Roussef sendo “trespassada por uma espada” pode ser um bom exemplo. Clicada pelo fotógrafo Wilton Junior, da Agência Estado, a foto ganhou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria Fotografia, organizado pela agência de notícias EFE e pela AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento). Além do título de melhor foto, há um prêmio em dinheiro no valor de R$ 13,7 mil.

Para quem tem um passado como o de Dilma, ex-guerrilheira, torturada durante a ditadura militar, ser fotografada curvando-se diante da tropa, com uma espada em segundo plano criando a ilusão de que a presidente teria sido trespassada é carregada de simbolismos, mesmo que hoje em dia ela seja hierarquicamente superior ao Exército e estivesse passando a tropa em revista, quando foi clicada.

Óbvio que se trata de ilusão de ótica. A imagem foi capturada por Wilton em agosto de 2011, durante cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. À Agência EFE, o fotógrafo disse: “A presidenta passava por um momento muito difícil. Eu buscava uma foto que pudesse sintetizar esse momento”. Parece que conseguiu.

Artigos relacionados