Mesmo durante as férias, deputados distritais não deixam de ser notícia. Na semana passada, o foco foi a assiduidade de uns e a falta dela em outros. Para o Câmara em Pauta, o episódio da divulgação de uma lista de presença dos deputados distritais às sessões na Câmara Legislativa do Distrito Federal vai muito além da presença ou não em plenário. Passa pela transparência. Na verdade, pela falta de transparência com que a Casa vem trabalhando em sua Assessoria de Comunicação.
A lista de presença foi divulgada pela terceira secretaria somente para alguns meios de comunicação. Vale ressaltar que o Câmara em Pauta teve de ir atrás do documento, que foi conseguido através da colaboração da Assessoria de Comunicação do deputado Chico Vigilante. Até o momento em que essa reportagem foi publicada, na tarde desta segunda (16), não havia nenhuma lista publicada no site oficial da CLDF. A última matéria publicada na página da Câmara era sobre a posse de Robério Negreiros, que, aliás, também aconteceu sem muita divulgação anterior à cerimônia.
Adote a assiduidade – O relatório de presença dos deputados foi elaborado pela 3ª Secretaria da Câmara Legislativa. Ao tomar conhecimento da divulgação da lista de presença dos distritais, o Câmara em Pauta tomou a iniciativa de questionar os parlamentares sobre o que achavam do fato de a lista ter sido divulgada por órgãos externos e a Assessoria da Casa não ter dado uma linha sobre o assunto.
Para Liliane Roriz, o dever de todo distrital eleito é o plenário e a manobra de esvaziamento em dia de votação é reprovável. “Das duas vezes que faltei, tinha ido acompanhar meu pai ao médico e justifiquei. Acredito que seja dever da Câmara divulgar a lista e pretendo sugerir que isto seja feito”, afirma completando que a assiduidade é um dos meios de prestar contas do mandato à sociedade e se o deputado faltou e tem justificativa, não deveria ter problema em falar sobre o assunto.
Já o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, informou através de sua assessoria que ao contrário do que foi divulgado na imprensa, ele não tem 10 ausências, mas nove e justificadas e de acordo com a assessoria de Vigilante, o distrital não faltou a nenhuma sessão. As ausências justificadas do deputado foram por conta da internação em maio do ano passado. “O deputado participou de todas as sessões, mesmo aquelas que não tiveram quórum. Como líder do Bloco PT/PRB, sempre faz uso da palavra no comunicado de líderes”, diz a nota. A ascom de Chico Vigilante enviou em anexo um fac-símile da lista original, para comprovar o que dizia.
Imprensa é assessoria? – Várias novidades sobre a CLDF estão sendo noticiadas, tanto pela grande imprensa, quanto pelos meios alternativos, mas não existe nem sinal de novidade na fonte oficial. Isso é quase a mesma coisa de dizer que a imprensa tem assessorado a CLDF, para o bem ou para o mal.
As notícias das perspectivas para o ano legislativo que se inicia em fevereiro estiveram desfilando por jornais, portais de internet e emissoras de rádio e TV, além da imprensa alternativa. Para não parecermos orgânicos ou corporativistas, não vamos falar de nossa própria produção para exemplificar, mas deixamos um ponto para a reflexão: muito do que sai na imprensa pode ser especulação, se não tiver a citação de fontes oficiais ou até mesmo “oficiosas”, afinal citar em off e conversas de bastidores, nem sempre, tem valor informativo na falta de algo que comprove o fato ou ao menos sugira que a hipótese levantada seja mais que conjectura.