Depois da denuncia de que agentes penitenciários do presídio da Papuda teriam usado cães, bastão e chinelo para agredir todos os cerca de 180 internos da ala A do bloco I, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PSD), designou uma equipe para acompanhar o caso.
Todos os presídios do DF serão visitados pelo presidente do Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Michel Platini, acompanhado de uma equipe da Comissão de Direitos Humanos.
As visitas serão realizadas nesta quarta-feira (18) no período da manhã e na sexta-feira (20) durante todo o dia. Pelo menos 12 detentos teriam sido feridos durante agressão e no local havia manchas de sangue na parede.
Quatro agentes que teriam participado diretamente da ação foram afastados do contato imediato com os detentos, até que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.
A Comissão de Direitos Humanos deve receber ainda hoje (17) um relatório feito por Michel Platini, com detalhes da visita que apurou a denúncia.