Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Treilhistas, Quiosqueiros e Similares recebem homenagem na CLDF

Postado por Simone de Moraes

2/12/2011 23:27


Crédito:

Hoje (02) na Câmara Legislativa, uma sessão solene comemeorou o dia do Treilhista, Quiosqueiro e Similar. “É bom homenagear quem merece. Fico satisfeito em homenagear esses homens e mulheres que enfrentam a dureza da vida em atividade comercial tão estreita”, afirmou o deputado Chico Vigilante (PT), que promoveu o evento. O deputado também foi homenageado de volta pela categoria, juntamente com o secretário de Governo Paulo Tadeu e o governador Agnelo Queiroz, que receberam placas de honra ao mérito.

Durante a sessão, todos afirmaram a colaboração de Alfredo Gastal,  superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN-DF), na superação dos impasses nas tentativas de legalização da atividade, que é considerada incompatível na Capital Federal, que é tombada pelo Patrimônio Histórico. Por sua vez, Gastal ressaltou a facilidade de diálogo entre o IPHAN-DF e os representantes da categoria. “O essencial, é que o patrimônio seja não só usufruído, mas também protegido por todos”, afirmou. 

Ao agradecer pela homenagem, Luiz Ribeiro, presidente da União dos Proprietários de Trailers, Quiosques e Similares do DF (Unitrailer-DF) aproveitou para prometer cumprir as exigências na montagem dos quiosques já autorizados para o Setor Comercial Sul e afirmou que em janeiro de 2012, a categoria irá fazer um concurso do melhor cachorro-quente do DF.

Também na sessão, o diretor de Serviços Públicos da Coordenadoria das Cidades, Pasem Asad, relatou que neste ano foram entregues 500 termos pelo GDF e que mais 150 deverão ser entregues nos próximos dias, após a publicação no Diário Oficial (DO-DF).

Legislação – A regularização da ocupação de espaço público foi o tema mais falado durante a sessão. Chico Vigilante tem trabalhado em emendas a fim de adequar a lei nº 3.635/05, para possibilitar eficiência na regularização da ocupação de área pública por quiosqueiros, ressaltando a importância da parceria com Gastal. “O Iphan encontrou mecanismos pra legalizar a atividade dentro das regras de preservação para vocês poderem desenvolver uma atividade comercial lícita”, afirmou o distrital.

Luiz Ribeiro afirmou que a meta da Unitreiler-DF, é que até 2013, todos os quiosques e treilhistas estejam no modelo padrão e em pleno funcionamento.

Participaram ainda da sessão solene, o assessor Antenor Gentil Junior, representante do vice-governador do DF, Tadeu Filippelli; Robson Crusoé, representando o secretário de Governo, Paulo Tadeu e o deputado Olair Francisco, este último relembrou o tempo que trabalhou como camelô em sua fala.

(Visited 1 times, 1 visits today)