Compartilhar
Tweetar

Distrito Federal tem a menor taxa de desemprego dos últimos 19 anos

Publicado em: 22/12/2011

O Distrito Federal teve a menor taxa de desemprego dos últimos 19 anos: 11,9% em novembro, o que dá um contingente de 168 mil desempregados em Brasília e nas regiões administrativas do DF. Os dados são da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), essa é a menor marca desde que a série histórica do PED foi iniciada.

A pesquisa apontou a taxa média de desemprego das sete regiões metropolitanas, que pela primeira vez ficou abaixo dos 10% e fechou com índice em 9,7%. Além do DF, foram pesquisados os mercados de trabalho em São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

Setores – No mês de novembro os principais setores de atividade que criaram vagas foram a administração pública – 9 mil novos postos – e o segmento de serviços – 3 mil vagas. Já indústria, construção civil e comércio tiveram resultados negativos com a perda total de 11 mil postos.

Para o Dieese, esse aumento de postos no serviço público tem a ver com ajustes no funcionalismo, típicos do fim de ano após a transição dos governos federal e local. O órgão acredita que no comércio deverá melhorar a situação nos resultados da pesquisa de dezembro, em razão de contratações de fim de ano.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03