Nova fase para as pesquisas científicas no Distrito Federal

Publicado em: 01/11/2011

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) promoveu, nesta segunda-feira, 31, um encontro do secretário de Ciência e Tecnologia, Cristiano Araújo, e do Presidente da FAP, professor Paulo Salles, com Jaime Santana, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representantes de universidades e alunos interessados em conhecer as metas de trabalho que serão priorizadas pela atual gestão. O objetivo da reunião é possibilitar uma maior integração dos segmentos envolvidos com atividades de pesquisa, inovação e tecnologia no Distrito Federal.

Na atual gestão está previsto o lançamento de editais para atender demandas da comunidade científica, contemplando as diferentes modalidades de financiamento com as quais a FAPDF trabalha. Com isso, será retomada uma ação de extrema importância para fomentar a atividade científica e tecnológica e de inovação.  Segundo Cristiano, de imediato serão lançados editais para recebimento de propostas de apoio à participação e à promoção de eventos científicos, por serem as duas modalidades de financiamento com maior demanda existente atualmente no órgão.

Em relação à FAPDF, o secretário afirmou que o objetivo é colocá-la entre as três melhores fundações de fomento à pesquisa científica no país até 2014. “Queremos fazer a diferença nesse setor, nossa proposta é ambiciosa e vamos desenvolver todo potencial que a FAP tem nesse período”.

O secretário busca ainda alternativas no sentido de devolver a FAPDF à comunidade científica e resgatar a sua autonomia política e financeira. Cristiano trabalha junto á Câmara Legislativa para aprovação de Projeto de Emenda à Lei Orgânica que aumenta de 0,5% para 2% da receita corrente líquida do DF os recursos destinados à fundação.

Visita à comunidade científica – Cristiano Araújo foi convidado a conhecer de perto os trabalhos de pós-graduação realizados pelas universidades (UnB, Católica, entre outras) com o apoio da FAP. “Essas visitas são importantes para conhecer melhor o trabalho realizado pelos pesquisadores”, conclui