Primeira formatura do Qualificopa

Publicado em: 01/11/2011

Agência Brasília – A noite desta segunda-feira foi de celebração para 941 brasilienses que participaram de sete cursos do programa Qualificopa. A primeira turma do projeto da Secretaria de Trabalho receberam seus diplomas durante solenidade na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional, com a presença do governador Agnelo Queiroz.

Já de olho na Copa do Mundo de 2014, o Qualificopa tem como meta melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal e preparar os trabalhadores para atender a demanda dos setores hoteleiro, turístico e gastronômico, além de diminuir a taxa de desemprego, aumentando a geração de renda e criando a cultura de uma qualificação profissional permanente.

“Vocês fazem parte de um projeto vitorioso e ambicioso que elevará a qualidade de vida no Distrito Federal. Agradeço por não desistirem das aulas e por acreditarem neste programa. Somos a primeira cidade brasileira que qualifica mão de obra para a Copa do Mundo de 2014”, saudou Agnelo Queiroz. O governador ainda lembrou aos trabalhadores da importância de se receber grandes eventos esportivos no Distrito Federal, e que a experiência do Qualificopa servirá também para a Copa das Confederações, em 2013, os Jogos Olímpicos de 2016 e a Universíade, em 2017.

“Tenho a certeza de que Brasília será a sede dos Jogos Mundiais Universitários de 2017. Será mais uma oportunidade de inserção profissional para todos que estão neste teatro e tantos outros que ainda participarão dos cursos. Mais uma vez, vocês têm a minha gratidão pelo esforço e comprometimento de levar este projeto adiante”, destacou Agnelo Queiroz.

Cerca de 10 mil pessoas se inscreveram na primeira etapa do Qualificopa. Em torno de 2 mil foram selecionadas e 941 chegaram ao fim da primeira turma. A boa notícia é que dos 941 alunos certificados, 190 já estão no mercado de trabalho. Segundo o secretário de Trabalho do DF, Glauco Rojas, a meta é que até o fim deste ano 2 mil profissionais estejam aptos para atender as demandas do mercado. “Este é um programa de qualificação permanente. Até 2014 capacitaremos 30 mil trabalhadores. Eles estarão prontos para atender todas as exigências de competitividade e produção que este mercado exige. Estamos falando de qualidade”, observou o secretário.

Oportunidades – O Qualificopa oferece cursos de assistente administrativo, camareiro, webdesign, garçom, operador de rede e teleprocessamento, promotor de vendas e supervisor de hospedagem. As aulas da segunda turma, com 1.415 convocados, começarão na quinta-feira (3 de novembro) e serão ministradas em Taguatinga e no Plano Piloto. Todos os alunos recebem vale-transporte, material didático e lanche. A partir de 2012 serão oferecidos cursos de espanhol e inglês.

Também participaram da formatura os secretários de Turismo, Luís Otávio Neves, e de Esporte, Célio René, além do vice-presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo 2014 na Câmara Legislativa, deputado distrital Professor Israel Batista, entre outras autoridades.

Confira aqui a SEGUNDA relação dos candidatos selecionados para os cursos disponiveis.