Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes, pede demissão do cargo

Postado por Simone de Moraes

2/09/2011 16:53



 

Do Correio – A secretária de Educação, Regina Vinhaes, e o adjunto, Erasto Fortes Mendonça, pediram demissão no início da noite de ontem (1º/9). No encontro com o governador Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti, ela alegou não ter mais condições físicas de permanecer à frente do órgão diante das pressões que vinha sofrendo.

Procurado, Fortes foi lacônico e se absteve de comentar a informação. “Não confirmo nem desconfirmo”, disse. Sobre a própria demissão, Erasto também evitou falar. “Não vou me manifestar sobre esse assunto hoje (ontem)”. Integrantes do primeiro escalão do Executivo e parlamentares da base aliada, no entanto, confirmaram a saída da professora.

A Secretaria de Educação passará a ser comandada por Denílson Bento da Costa, atual secretário de Administração Pública. Com esse deslocamento, o coordenador de Assuntos Legislativos, Wilmar Lacerda, ocupará o lugar de Costa.

A professora comandou a secretaria por oito meses e meio. Sem qualquer vínculo partidário, ela foi uma escolha pessoal do governador Agnelo, que desagradou aliados e petistas. Com um perfil acadêmico, ela deixou a Universidade de Brasília (UnB) e, ao entrar para o governo, encontrou dificuldades para lidar com as pressões políticas inerentes ao cargo.

Comoção
O encontro com o governador, no Palácio do Buriti, durou cerca de uma hora. Regina argumentou que as pressões estavam afetando a sua saúde, o que comprometeria a execução dos projetos e programas elaborados para o setor. Além da própria exoneração, a professora entregou a Agnelo a carta de demissão de Erasto Fortes.

Depois da audiência com Agnelo, Regina Vinhaes voltou para a Secretaria de Educação e comunicou ao primeiro escalão da equipe, entre subsecretários, assessores e diretores regionais de ensino, que acabara de deixar o cargo.

Confirmada a saída, o clima na Secretaria de Educação foi de comoção. Servidores que assumiram cargos de confiança na pasta tendem a seguir o mesmo caminho de Regina Vinhaes. No início da madrugada, ela e Erasto Fortes ainda estavam reunidos.

A professora Regina Vinhaes, há mais de 20 anos na rede pública, tomou posse em 14 de janeiro último, em cerimônia comandada pelo governador Agnelo Queiroz, na Escola Parque da 308 Sul. Na ocasião, ela enumerou os principais projetos, como a erradicação do analfabetismo, ampliação do ensino integral, a construção de creches em todas as regionais e a democratização das escolas.

(Visited 1 times, 1 visits today)