Nota de Repúdio

Publicado em: 22/09/2011

É lamentável a declaração do deputado Washington Mesquita que, por meio da Comissão de Educação e Saúde, divulgou nota repudiando a ação de policiais que trabalham na 16ª Delegacia de Polícia. Diferente do que divulgou o parlamentar, os policiais estavam em serviço, apurando ocorrência policial comunicada pela família de uma adolescente que estava desaparecida há dias e corria sério risco de morte e violência sexual, conforme apurou-se posteriormente.

É reprovável que o parlamentar tenha se pronunciado ouvindo apenas umas das partes, prejulgando e manifestando-se de forma tendenciosa. Não levou em consideração o risco ao qual a criança estava exposta e da necessidade de uma ação rápida da Polícia que, no decorrer das investigações, necessitou diligenciar à escola onde trabalha a referida servidora para colher dados que facilitassem a localização da desaparecida. A orientadora pedagógica obstruiu as investigações se recusando a oferecer informações mínimas aos agentes acerca de uma testemunha que poderia levar à elucidação do caso investigado. Apesar da negativa e obstáculos criados pela orientadora, os policiais conseguiram localizar a criança desaparecida e encaminhá-la ao lar.

Ressalto aqui, mais uma vez, meu irrestrito apoio aos policiais civis da 16ª DP, que, guiados pelo dever profissional, agiram dentro da legalidade em todos os momentos e, de forma exitosa, resguardaram a vida e a integridade física da adolescente que corria sério risco.

Dep. Wellington Luiz