Na CLDF todas as votações são abertas

Publicado em: 01/09/2011

A votação secreta que beneficiou a ex-deputada distrital Jacqueline Roriz, em recente episódio na Câmara Federal não teria acontecido na Câmara Legislativa do Distrito Federal.  Há cinco anos a CLDF estabeleceu através de uma emenda a Lei Orgânica à extinção das votações secretas.

A transparência dos votos, pioneira no Brasil, foi instituída e aprovada em 2006, e tem como autor o deputado Chico Leite. “Fomos à primeira unidade da Federação a abolir o famigerado voto secreto. Defendo que aquele que escolhe a vida pública deve prestar contas de todas suas ações, principalmente de seus votos na Casa Legislativa. O eleitor tem o direito de saber como se posicionam seus representantes, principalmente em casos importantes como cassação de mandato parlamentar”, afirma Chico Leite.

Agora o parlamentar quer que o Congresso Nacional siga o exemplo da Câmara Legislativa. “É preciso adotar o voto aberto irrestrito em todas as câmaras e assembleias do país e, particularmente, no Congresso Nacional. Não há razão para os parlamentares esconderem suas posições da sociedade. Precisamos de mais transparência no Legislativo”, defende. Nesse sentido, o deputado Chico Leite já declarou apoio à proposta de mudança da Constituição para abolir o escrutínio sigiloso e garantir que toda a população possa conhecer as posições tomadas por seus representantes.