Chico Vigilante se reúne com Sarney em busca de apoio para barrar proposta que tira recursos do DF para o Entorno

Publicado em: 29/09/2011

O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa, foi ao Senado na manhã desta quinta-feira (29), para uma audiência com o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB -AP). Na pauta do deputado, a busca de apoio para barrar o projeto de lei de autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que prevê a destinação de 10% do Fundo Constitucional do Distrito Federal ao Entorno. José Sarney se mostrou bastante receptivo e simpático ao pleito do deputado Chico Vigilante. O senador disse ao parlamentar petista que vai verificar o que pode ser feito e que tem muita simpatia por Brasília e conhece as suas necessidades e carências.

O projeto de lei de autoria de Rodrigo Rollemberg, ainda não foi protocolado no Senado, mas já encontra bastante resistência. Para Chico Vigilante, a matéria fará um “desserviço ao DF”, uma vez que tira daqui recursos destinados a três áreas que são verdadeiros gargalos: saúde, educação e segurança.

“Esta proposta é indecorosa, demagógica e eleitoreira. Não tem outra explicação para tamanha temeridade. O que vai ajudar o Entorno é a criação de uma Agência de Desenvolvimento Federal e não tirar os parcos recursos do DF, que não são suficientes para cobrir os custos para os quais são destinados”, afirma Chico Vigilante. Para ele, a proposta de Rollemberg que pretende beneficiar a população do Entorno tirando dinheiro do DF cabe na máxima que diz que ‘é descobrir um santo para cobrir outro’. Nesse caso, observa o parlamentar, “a situação é muito pior, descobre-se um santo e não consegue cobrir o outro. Ou seja, os dois ficarão nus”.

Chico Vigilante encabeçou essa discussão na última terça-feira (27), quando a adesão dos demais parlamentares presentes à sessão foi total. O deputado ressaltou que a Câmara Legislativa não poderia se omitir diante de tal proposta que atenta contra os interesses da população e sugeriu que a presidência da CLDF fizesse um documento oficial de repúdio e que os 24 parlamentares se reunissem com o presidente do Senado para tentar barrar a proposição.

No pronunciamento dessa quarta-feira (28), no comunicado de líderes, Chico Vigilante voltou ao assunto de maneira oficial. “O ataque ao DF já está sendo feito há muito tempo”, disse, ao se referir a um projeto de autoria do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que tira o DF do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. Pela proposição de Caiado, o recurso iria todo para o Estado do Goiás. “Do ponto de vista do deputado goiano, o DF não precisa de desenvolvimento”, alertou Vigilante. E completou: “o mais lamentável, contudo, é a iniciativa do senador Rodrigo Rollemberg, que acha que vai resolver o problema do DF tirando de quem já não tem.

O deputado Patrício, presidente da Câmara Legislativa, parabenizou Vigilante pela iniciativa e acatou a sugestão. A presidência pedirá uma audiência para os 24 parlamentares se reunirem com José Sarney e também com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia. O objetivo dos distritais é provocar um clamor social e promover uma mobilização da população do contra o projeto de lei do senador Rodrigo Rollemberg.