Eliana Pedrosa diz que cirurgia de catarata foi dentro da lei

Publicado em: 29/09/2011

A deputada Eliana Pedrosa (DEM) ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (28) para explicar a cirurgia de catarata que realizou neste ano, com recursos do  Fundo de Assistência à Saúde da Câmara Legislativa (Fascal) e que foi alvo de reportagem da edição de hoje do jornal Correio Braziliense. “Foi com perplexidade que li a notícia. Os meus olhos são instrumentos fundamentais para o meu trabalho. E a cirurgia de catarata que fiz foi necessária, um direito, pois pago pelo plano de saúde do Fascal desde que sou deputada distrital, há nove anos”, justificou.

Pedrosa ressaltou ainda que a resolução que permitiu à Mesa Diretora autorizar a compra das lentes por R$ 4.800, ultrapassando o limite previsto pelos técnicos do Fascal, foi aprovada na legislatura passada e pode beneficiar qualquer usuário do plano. “Não abro mão dos meus direitos. Procurei um bom médico, pois sofri durante meses com problemas de catarata”. A  parlamentar também associou a denúncia feita pelo jornal à sua atuação como deputada de oposição.

Apoio – A deputada recebeu apoio de vários parlamentares. O presidente da Câmara, deputado Patrício (PT), confirmou a autorização concedida e afirmou que a Mesa Diretora não vai recuar em função da pressão de nenhum grupo ou da imprensa. Segundo Patrício, a autorização é legal e foi assinada pelos cinco integrantes da Mesa. “A Mesa vai dar condições a todos os deputados para exercerem os seus mandatos e aos servidores para trabalharem”, assinalou.

O deputado Wasny de Roure (PT) foi o primeiro a prestar solidariedade à Eliana Pedrosa, mas disse que o governo não tem nenhuma ligação com o episódio e nem intenção de prejudicá-la.

Os deputados Raad Masssouh (DEM) e Dr. Michel (PSL), integrantes da Mesa Diretora, afirmaram que assinariam de novo a autorização e defenderam a colega. Já o deputado Agaciel Maia (PTC) lamentou a falta da TV Distrital para divulgar os atos do Legislativo e a explicação apresentada pela deputada. Segundo ele, com a TV Distrital a população teria outro órgão de comunicação para acompanhar e entender o que acontece na CLDF.

A deputada Celina Leão (PMN) criticou a cobertura jornalística feita pela imprensa sobre a Câmara, considerando que há uma inversão de valores. Para Joe Valle (PSB), a forma como a Câmara é retratada na mídia representa um processo de desconstrução do poder Legislativo. Também se solidarizaram com Eliana Pedrosa os deputados Aylton Gomes (PTC), Olair Francisco (PTdoB), Washington Mesquita (PSDB) e Cláudio Abrantes (PPS).

Zildenor Ferreira Dourado – Coordenadoria de Comunicação Social
(Foto: Silvio Abdon/CLDF)