Compartilhar
Tweetar

Assoreamento do Lago Paranoá vai ser debatido na Câmara Legislativa

Publicado em: 10/09/2011

A deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), realiza  na próxima segunda-feira (12), à 15h, Audiência Pública na Câmara Legislativa, para debater o assoreamento do Lago Paranoá.

No último mês, a Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do DF estabeleceu um prazo de 120 dias para que o Governo do Distrito Federal (GDF) retire e recupere todas as áreas construídas na orla do lago. Apesar da decisão da justiça, o executivo local não deixou claro se vai acatar a decisão e tomar providências quanto às invasões e a degradação do lago.

Segundo Liliane Roriz, é preciso que se defina com urgência uma política de preservação do Lago Paranoá “Queremos uma resposta sobre o que será feito com relação às invasões na orla do lago. Há anos que essa situação se arrasta durante anos e o lago não pode mais esperar”, afirmou.
De fato, ainda não existe nada de concreto que explique o será feito para recuperar e preservar o Lago Paranoá. Após a decisão da justiça, o executivo local apenas declarou que o GDF vai continuar com sua política de meio ambiente e de habitação e culpou os governos anteriores pela declaração.

Segundo alguns arquitetos e especialistas, as invasões que ocorrem hoje no Lago Paranoá são contrárias ao projeto inicial de Lúcio Costa. O arquiteto, Mário Gorovitz, explica que Lúcio Costa seguia os preceitos da escola bucólica que por sua vez valoriza a natureza e os grandes espaços de área verde.

A deputada Liliane Roriz declarou que um dos motivos da Audiência Pública é justamente discutir o projeto original da cidade que previa áreas livres e públicas. “Brasília é o patrimônio Cultural da Humanidade. Temos que pensar na nossa cidade para os nossos filhos, para os nossos netos”, acrescenta.

Devem comparacer na Audiência Pública representantes da Companhia de Saneamento Ambiental – Caesb/Df, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento básico – Adasa/Df , da Universidade de Brasília, do Clube dos Engenheiros, e ainda das administrações do Paranoá, Lago Norte e Lago Sul.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03