Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Estudantes são homenageados na CLDF

Postado por Simone de Moraes

25/08/2011 10:23




No mês em que se comemora o Dia do Estudante (11 de agosto), o deputado Professor Israel marca a data com sessão solene, nesta quinta-feira (25), às 19h, no plenário da Câmara Legislativa, em homenagem aos que formarão o Brasil do futuro. O parlamentar, que defende a bandeira da educação de qualidade, aponta que os estudantes são um mecanismo de transformação da sociedade e precisam ser valorizados.

A sessão solene não será apenas de homenagens, os alunos terão espaço para manifestar opiniões e sugestões de melhorias para a educação. “Os estudantes lutam pelo aprender e, a cada dia, se esforçam para conseguir melhores espaços na nossa sociedade”, argumenta o deputado. “Educação tem de ser prioridade, pois é o mecanismo de transformação mais eficiente que existe”, afirma.

Um pouco de História

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I criou os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do País, em São Paulo e Olinda. Em 1927, cem anos depois, a data foi escolhida para homenagear a todos os estudantes.  Em 1937, foi fundada no Rio de Janeiro a União Nacional dos Estudantes (UNE), que lutou contra o regime de Vargas e ao nazifascismo. Na década de 1960, os estudantes se organizaram de maneira mais sistemática com seus Diretórios Centrais de Estudantes e Centros Acadêmicos. Lutaram pela democracia, combateram o regime militar e as prisões políticas, defenderam as eleições diretas e pintaram suas caras contra a corrupção.

(Visited 1 times, 1 visits today)