Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Lixão em Samambaia traz danos à população e ao meio ambiente

Postado por Simone de Moraes

20/06/2011 16:28



 

Preocupada com os danos que o novo aterro sanitário do DF pode causar em Samambaia, cidade cercada por nascentes e várias áreas de proteção ambiental, a deputada distrital Celina Leão (PMN) protocolou, na tarde desta segunda-feira (20/06), na 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural do DF (Prodema) representação contra o GDF. A parlamentar quer que o Ministério Público proponha ação civil pública para impedir a transferência do lixão da Estrutural para Samambaia e que o Governo local identifique outra área compatível com a atividade.

A deputada foi recebida pela promotora Marta Eliana de Oliveira, responsável pela 3ª Prodema, e ressaltou sua posição contrária à transferência do Lixão. “Sou contra porque Samambaia conta com três áreas de proteção ambiental que correm sérios riscos com a construção do novo aterro. O GDF deveria pensar, com urgência, em um plano para revitalizar os parques da cidade e preservar o meio ambiente daquela região, tão importante para o DF”, observou.

O local para o novo aterro sanitário é estudado pelo GDF desde 2005 e sofre resistência de moradores e entidades de Samambaia. “Tenho recebido diversas lideranças comunitárias reclamando dos prejuízos para a população local, como o mau cheiro, e para os comerciantes, que temem queda nos negócios na região”, completou a deputada. “Um aterro que vai receber lixo de 30 cidades trará muito peso e impacto só para a cidade. Sua população precisa ser ouvida nessa questão”, finalizou.

 

 

Da Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)