Pizza na Câmara Legislativa

Publicado em: 10/05/2011

Depois de não terem atendidas as reivindicações, para reestruturação da Câmara Legislativa, o Sindical – Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF –, realizou nova assembleia nesta terça-feira (10). O intuito do encontro foi discutir os pontos a serem tomados depois da resposta que obtiveram na última reunião, com a Mesa Diretora (05/05), considerada negativa pelos servidores.

Adriano Campos, presidente do Sindical disse que a proposta apresentada na reunião “foi considerada ridícula” pelo sindicato. “Estamos considerando uma verdadeira piada, porque reduz apenas 160 mil reais por mês, e mantém a mesma quantidade de cargos em comissão. É um desrespeito depois de tanta luta dos servidores com o apoio da população do DF”, explicou.

O sindicato vem fazendo uma campanha desde o ano passado para que se diminuam os cargos da estrutura administrativa da Câmara Legislativa. Neste grupo não estão incluídos os cargos de gabinete, apenas os da estrutura técnica da Casa. Outra reivindição do Sindical, é que 50% dos cargos em comissão sejam ocupados por servidores efetivos da Casa. De acordo com o grupo, a medida economizaria cerca de 17 milhões de reais por ano.

“Queremos reduzir, pelo menos, um terço desses cargos, e dos salários pagos por eles. Com isso, tanto os servidores, quanto a população do Distrito Federal seriam beneficiados”, afirma Adriano Campos.

Em função da resposta obtida na reunião, o Sindical irá tomar uma série de medidas para pressionar a Mesa, para rever e melhorar a proposta. Segundo Adriano, a Mesa, ao se posicionar, não deu nenhuma perspectiva de continuidade das negociações, por isso, os servidores se mobilizaram.

Assim, nesta quarta-feira (11), será realizado um ato chamado pelos servidores de “Pizzaria La Piada”. ”Será um ato bem humorado, a gente vai distribuir um cardápio com as pizzas amargas que os deputados estão servindo para os servidores e para a população. Para chamar a atenção do que está acontecendo aqui”, explica Adriano.

De acordo com o sindicato, atualmente, a Câmara tem cerca de 1900 servidores, sendo 750 servidores de carreira (concursados), o restante são servidores requisitados em cargos de comissão. “A maior parte da Câmara é feita de cabos eleitorais dos deputados. Essa é a grande distorção, contra a qual, nós lutamos”, revela.

No dia 18 de maio, haverá uma paralisação dos servidores, com indicativo de greve. Já o ato “Pizzaria La Piada” está marcado para esta terça-feira (11), a partir das 14h30. Às 15h, haverá distribuição de Pizza na Galeria do Plenário.