Wasny realiza audiência para debater criação da Universidade Pública do DF

Publicado em: 13/04/2011

Por iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT), a Câmara Legislativa realiza nesta sexta-feira (15) audiência pública para debater a criação da Universidade Pública do Distrito Federal.

A criação dessa instituição de ensino é uma das prioridades do parlamentar em seu quarto mandato de deputado distrital. Nesse sentido, ele já apresentou na Câmara Legislativa a proposta de criação da Frente Parlamentar pela Universidade Pública do DF, que defenderá a criação da Universidade Pública local.

Mesmo tendo amparo na Lei Orgânica, a universidade nunca saiu do papel. O deputado acha inconcebível que, passados 50 anos da mudança da sede do governo federal para o planalto central, o DF ainda não conte com sua universidade própria.

“Não é possível que com mais de dois milhões de habitantes esta unidade da federação tenha de ficar dependente somente da UnB e de faculdades particulares”, justificou.

Segundo o parlamentar, a falta de uma instituição dessa natureza ajuda a propagar as universidades particulares – são dezenas em todo o DF -, com a fragmentação do sistema e a criação de mecanismos que dificultam a democratização do acesso à universidade.

“Precisamos criar uma verdadeira instituição universitária, preocupada em não apenas difundir conhecimento e preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas que se envolva ativamente com as necessidades e expectativas da população, especialmente os segmentos menos favorecidos”, defende Wasny.

Terreno – O deputado já está tomando algumas iniciativas no sentido de que a área do Clube do Servidor – no SCE Norte, Lotes 1A 1B – venha abrigar a universidade do DF. Ele também pediu que a Comissão de Educação centralizasse o debate e envolva os ministérios da Educação e do Planejamento na discussão.

Foram convidados para a audiência o secretário-executivo de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa; a secretária de Educação do DF, Regina Vinhaes; o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Jr.; a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ana Paula Mantovani, além de representantes de instituições de ensino superior e outras autoridades.

O evento será realizado no auditório da Câmara Legislativa, às 15h