Câmara Legislativa abre Exposição para comemorar aniversário de Brasília

Publicado em: 13/04/2011

A Câmara Legislativa do Distrito Federal dá início a um calendário de eventos culturais no dia 21 de abril, com a abertura da exposição “Brasília, meio século da capital do Brasil”, que revela – por meio de fotografias, filmes e documentos históricos – a origem e a trajetória da cidade. A mostra, que já passou por Madri e Lisboa, estará aberta ao público até 3 de julho, das 9h às 18h. Nos fins de semana e feriados a visitação tem início às 14h.

A exposição traça uma linha do tempo que tem como marco inicial o ano de 1751, quando surgiu a idéia de levar a capital do Brasil para o interior do país. Seguem-se seis blocos temáticos que mostram toda a riqueza da capital, sua história e configuração atual. Outros destaques são a maquete de Brasília, com 30 metros quadrados, quatro instalações de artistas plásticos locais e a realização de um ciclo de cinema sobre a capital, com a presença de seus diretores, além de conferências.

De acordo com a curadora, Danielle Athayde, a exposição foca não apenas o plano arquitetônico e monumental, mas também seus protagonistas, como o presidente Juscelino Kubitscheck, o urbanista Lucio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx, o artista Athos Bulcão, entre outros. “Concebi uma exposição de caráter didático e estético, com planos arquitetônicos, mapas, fotografias artísticas, projeções, textos explicativos e acervos de grande valor histórico”, explica a curadora.

As imagens da construção de Brasília são dos fotógrafos Jean Manzon, Marcel Gautheraut e Mario Fontenelle. João Facó expõe Brasília a partir de imagens aéreas e Fabio Colombini retrata a arquitetura da cidade ao completar 50 anos.

A exposição “Brasília, meio século da capital do Brasil” conta ainda com um projeto pedagógico que vai trazer à Câmara Legislativa 10 mil estudantes de escolas públicas de nível fundamental e médio. A abertura oficial para convidados está marcada para quarta-feira (20), às 19h30 no hall do plenário. Após sua exibição na CLDF , a exposição segue para Paris.

Exposição “Brasília – Meio século da capital do Brasil”

Visitação: de 21 de abril a 3 de junho

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h