Comissão de Assuntos Sociais visita Itapoã nesta quarta-feira (27)

Publicado em: 27/04/2011

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa realiza, na manhã desta quarta-feira (27), reunião ordinária na região administrativa de Itapoã, localizada ao lado do Paranoá. A visita ocorre justamente após a derrubada de 10 barracos erguidos, de acordo com o governo do Distrito Federal, em áreas da Companhia de Desenvolvimento Social (Codhab). Segundo o órgão, os lotes são destinados aos moradores de área de risco do Varjão. O encontro está marcado para às 10h da manhã na Área Coberta da Quadra 61, Del Lago (ao lado do Restaurante Comunitário).

“O governo precisa coibir a invasão, isso é imprescindível. Mas é dever dos parlamentares fiscalizar se as famílias estão sendo direcionadas para um acompanhamento social completo, como prevê a lei”, argumentou a presidente da comissão, deputada Liliane Roriz (PRTB). A CAS é formada por cinco deputados titulares. Além da presidente, integram o grupo os distritais Washington Mesquita (PSDB), Luzia de Paula (PPS), Evandro Garla (PRB) e Benício Tavares (PMDB).

Segundo a distrital, além da questão das derrubadas, o grupo de deputados discutirá ainda projetos de interesse da comunidade local, considerada uma das mais carentes do Distrito Federal. Uma das lutas da população é pela melhoria dos serviços básicos da população: saúde, educação e segurança. De acordo com o GDF, a cidade de Itapoã possui cerca de 100 mil habitantes. “Não adianta legislar sem ouvir a população. O trabalho da Câmara precisa ser pautado pela comunidade e não pelo Executivo”, completou a distrital.

Essa é a segunda visita itinerante da Comissão de Assuntos Sociais. O primeiro local que abrigou o projeto “Comissão Itinerante” foi o Condomínio Sol Nascente, que está localizado dentro da região administrativa de Ceilândia. Apesar de não ser reconhecido oficialmente como cidade, o local possui cerca de 50 mil habitantes e possui graves problemas de saneamento básico. Após ouvir a comunidade, o grupo de parlamentares encaminha relatório ao governo do Distrito Federal em que solicita providências imediatas para as dificuldades mais sérias enfrentadas pelos moradores.