Sessão iniciada, sessão fechada

Publicado em: 22/03/2011

Diante das denúncias e debates envolvendo deputados distritais e ex-deputados, a sessão plenária desta terça-feira (22), prometia ser agitada. Mas não foi o que aconteceu. Surpreendentemente, o vice-presidente da casa, deputado Dr. Michel (PSL), iniciou a sessão, e cinco minutos depois, encerrou sem nem ao mesmo, justificar tal procedimento. Por outro lado, o presidente da casa, Cabo Patrício (PT) – que não presidiu nenhuma sessão após o feriado de carnaval -, não justificou o motivo do encerramento, que fere o Regimento Interno da casa. Há um clima de tensão, a deputada Celina Leão protocolou um pedido de representação de uma denúncia feita a Chico Vigilante.

O programa Fantástico apresentou matéria que, denuncia a indústria das multas, por meio dos radares e lombadas eletrônicas, alegando que, esta, fatura R$2 bilhões por ano. As empresas citadas são Perkons e Engebrás, que instalam barreiras eletrônicas e pardais, respectivamente. A matéria menciona que o contrato com a Engebrás teve duração de 30 meses, e foi prorrogado por igual período posteriormente. A denúncia contra Chico alega que na prestação de contas da campanha eleitoral de 2010, a Engebrás é citada como uma das doadoras para a campanha do deputado. A representação está nome de Estanley de Almeida Leite, cujo CPF, não foi encontrado em pesquisa no Portal da Receita.

Para Chico Vigilante, essa é uma manobra de pessoas denunciadas para denegrir sua imagem. “Minhas contas foram aprovadas com louvor pelo Tribunal de Contas. E agora para acobertar o mal feito que fizeram, vêm questionar minha atuação de campanha”, afirma. O deputado ainda acredita numa possível estratégia, para encerrar a sessão, e não haver debates. “Essa Câmara que não tem coragem de apurar nada, e ainda suspende a sessão, que deveria ser de debate. Estamos partindo para ser uma legislação pior que a anterior”, comenta. O Regimento Interno da Câmara determina que, o presidente da casa deve aguardar até 30 minutos antes de encerrá-la.