Câmara em Pauta Participe da 3a. Conferência de Cultura do DF

Participe da 3a. Conferência de Cultura do DF

Na terça feira, dia  15 de fevereiro, acontecerá o Lançamento Oficial da III Conferência de Cultura do Distrito Federal, às 19 horas no Museu da República.

Sob o lema “Cultura: Memória e Invenção”, a Conferência apontará prioridades para o Plano de Cultura 2012/2013 nas regiões administrativas e setorais e contribuirá com o Plano de Cultura do Distrito federal do mesmo biênio, a ser aprovado pelos(as) delegados(as) na Plenária Final da III Conferência. Nas Pré-Conferências Regionais haverá eleição dos Conselhos Regionais de Cultura.

O processo de discussão vem acontecendo nas reuniões preparatórias regionais e setoriais. Centenas de artistas, fazedores de cultura, cidadãos e cidadãs que acreditam e lutam por Cultura como um Direito Social Básico estão se mobilizando para participar das Pré Conferencias Setoriais e Regionais.

O processo inicia no dia 26 de fevereiro na cidade de Samambaia e se estende até o dia 17 de abril. Serão nas 30 Regiões Administrativas e 14 Setoriais .

A Plenária Final da III Conferência acontecerá nos dias 29 e 30 de abril até a manhã do dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, onde os delegados e delegadas das pré-conferencias regionais e setoriais votarão as demandas vindas das cidades e setores, que servirão de subsídios para elaboração de Políticas Públicas Culturais de Estado para o Distrito Federal.

Esse processo busca consolidar as Políticas Públicas Culturais, uma política de Estado para o Governo do Distrito Federal, com os princípios da cultura como Direito Fundamental, de forma diversificada, descentralizada e com acesso democratizado ao fomento, bens e serviços, em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.

EIXOS DE DISCUSSÃO DA 3ª CONFERENCIA DE CULTURA DO DF

A – Diversidade, Descentralização e Democratização
Descentralização das Políticas Públicas de Cultura
Promoção de Políticas Integradas (educação, meio ambiente, juventude, etc)
Valorização da Diversidade e da Cultura local
Políticas Culturais para Inclusão Social e Acessibilidade

B – Economia da Cultura
Cadeia produtiva (criação, circulação e distribuição de bens e serviços culturais)
Políticas Culturais Integradas (turismo, comunicação, educação, ciência e tecnologia, agricultura, moda, gastronomia, design, artesanato, micro e pequenas empresas e economia solidária).
Fomento e Incentivo (Financiamento, Fundos e Lei de Incentivo)

C – Patrimônio Cultural e Arquitetura
Políticas de Preservação, Proteção e Promoção do Patrimônio Cultural Material e Imaterial o Distrito Federal
Sistema de Museus do Distrito Federal, Centros de Memória, Bibliotecas e Arquivos do Patrimônio Cultural Material e Imaterial