Compartilhar
Tweetar

Primeiro computador do mundo faz 65 anos

Publicado em: 14/02/2011

   Hoje é um dia histórico na área de tecnologia. Um dos primeiros computadores que deram início à era da informática faz aniversário nessa data. Concebido e desenhado pelos engenheiros John Mauchly e John Presper Eckert da Universidade da Pensilvânia, o ENIAC (sigla para Electronic Numerical Integrator And Computer) foi apresentado oficialmente ao público no dia 14 de fevereiro de 1946.

A montagem do ENIAC começou três anos antes dele ser apresentado e o projeto foi financiado completamente pelo exército americano durante a 2ª Guerra Mundial. O computador foi originalmente criado para calcular trajetórias de projéteis para o laboratório de balística do exército, mas suas funções também permitiam uma série de cálculos complexos diferentes. No total o computador podia realizar até 385 multiplicações, 40 divisões ou até três cálculos de raíz quadrada por segundo.

Assim como os computadores atuais, o ENIAC também tinha milhares de resístores e capacitores. Mas diferente dos atuais, em que esses componentes são minúsculos, o ENIAC usava tubos de vácuo, resistoress, capacitores e diodos enormes (seguindo o padrão da época) que o faziam pesar mais de 27 toneladas.

O ENIAC custou 500 mil dólares na época (com inflação isso chega a 6 milhões de dólares) e só foi desmontado uma vez em novembro de 1946, para deslocamento. Depois disso, em julho de 1947, foi religado e ficou operando até outubro de 1955, quando foi finalmente desligado de vez

 

Fonte: Rafael Silva Do Tecnoblog

Foto: Wikipedia

(Visited 1 times, 1 visits today)
Compartilhar
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03