Subsecretário de Saúde do DF “esnoba” Comissão da Vacina da CLDF

Publicado em: 28/05/2021

O subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Divino Valero Martins, deu uma banana para Comissão Especial da Vacina da Câmara Legislativa na tarde desta quinta-feira (27), e não compareceu à reunião para prestar esclarecimentos sobre o planejamento da vacinação. O funcionário temporário do GDF, disse que foi chamado pelo Ministério da Saúde, só. Os parlamentares presentes na reunião, engabelados, lamentaram a ausência do convidado.

“A ideia era ouvir alguém que responde politicamente sobre as questões da imunização”, observou o deputado Fábio Felix (Psol), presidente da comissão, acompanhado pelo deputado João Cardoso (Avante), titular, e a deputada Arlete Sampaio (PT), que é suplente do colegiado. Diante da situação, os deputados resolveram “conversar” com técnicos da subsecretaria, que relataram procedimentos da pasta que têm seguido as normas do Plano Nacional de Imunização.

Eles responderam algumas questões apresentadas pelos deputados e informaram, por exemplo, que as vacinas da Pfizer que estavam estocadas começarão a ser distribuídas: o soro fisiológico usado como diluente do fármaco, que estava em falta, já foi reposto pelo ministério. Com a chegada de novas doses, o DF conta com 13.900 doses da vacina deste laboratório.

Ao final, os parlamentares agradeceram os esclarecimentos, mas sentiram falta de respostas da Secretaria da Saúde que pudessem ter um maior alcance. “Quais respostas o GDF dará mais à frente?”, exemplificou Fábio Felix, referindo-se ao ritmo da vacinação.

Nenhuma, respondemos ao distrital.

Com informações da CLDF