Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Distritais vão investigar instalação de usina de reciclagem no Riacho Fundo I

Postado por Simone de Moraes

26/06/2012 13:44


Crédito: Gr

Moradores do Riacho Fundo I têm travado uma verdadeira batalha contra a instalação de uma usina de resíduos sólidos na região. A usina seria instalada   numa  área de 40 hectares de cerrado que abriga duas nascentes e está localizada há 50 metros das casas dos moradores. O assunto chegou à presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PSD), que resolveu transformar a reunião da comissão em uma Audiência Pública para discutir a questão. O debate será realizado às 10h da manhã do próximo dia 27, na Paróquia São Domingos Sávio (QS 02 lote D). 

O lote foi cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em dezembro de 2010.Segundo a integrante do SOS Riacho Fundo I, Eunice Medanha , há mais de um ano a comunidade tem buscado apoio junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) e ao Ministério Público para impedir as construções. Em abril, os moradores chegaram a colher 6 mil assinaturas. Apesar das tentativas, um galpão já foi instalado no local para dar início as obras.

"Em 1995, chegamos a pedir ao Ministério da Agricultura que essa área se tornasse um clube de vizinhança, como existe na Asa Sul, pois lá já tinha uma piscina de água natural. Nunca fomos atendidos e para a nossa surpresa em dezembro de 2010 a notícia foi que três usinas iriam ser instaladas”, complementa Eunice.

A deputada Liliane Roriz decidiu protocolar um requerimento no IBRAM e no Comitê Intersetorial de Resíduos Sólidos do Distrito Federal para pedir explicações. Segundo a parlamentar, "não dá para tocar uma obra de grande impacto como essa sem consultar a comunidade envolvida".   “A informação que tivemos é que a área faz parte de uma preservação ambiental e que deveria ser destinada para o lazer dos moradores que carecem de um espaço. O nosso papel como parlamentar é de fiscalizar e é isso que vamos fazer” comenta Liliane.

De acordo com o Ibram, ainda falta documentação para a continuidade do processo de licenciamento. A Usina de Resíduos Sólidos que será instalada no local é a Coopercoleta ,que reciclará resíduos provenientes da construção civil. Além da usina, outros três projetos de reciclagem serão implantados no local pela Coopercoco e pela  Centicop. 

Serviço:

Evento: Audiência Pública sobre a instalação de usina de reciclagem no Riacho Fundo I
Data: 27/06
Local:
Paróquia São Domingos Sávio (QS 02 lote D)
Horário: 10h

(Visited 1 times, 1 visits today)