#TodosPeloManéGarrincha

Publicado em: 26/06/2012

Um protesto virtual pelo twitter, pedindo a derrubada do veto do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz a um projeto da deputada distrital Liliane Roriz (PSD) que pedia que o nome do atual Estádio Nacional de Brasília não deixe de homenagear o “Anjo de Pernas Tortas” Mané Garrincha. Os internautas conseguiram colocar a hashtag no segundo lugar entre os mais comentados no microblog na tarde desta terça (26). O protesto acontece em paralelo à sessão ordinária onde os distritais derrubadaram o veto e o Estádio de Brasília continua sendo Mané Garrincha.

A possível troca no nome do estádio parecia ser meramente política, já que Agnelo é do PT e autora do Projeto que mantém o nome de Mané Garrincha, Liliane Roriz, faz oposição. O tuitaço aconteceu pressionar e sensibilizar os parlamentares e teve a adesão do perfil oficial do Botafogo e até mesmo ídolos do clube, como Túlio Maravilha e Loco Abreu, foram acionados. “Não acredito que a decisão da Câmara seja uma derrota para ao senhor governador. Prefiro acreditar que é uma vitória da população de Brasília, das redes sociais e, principalmente, de quem ama nossa cidade e quer preservar sua história”, comemorou a oposicionista.

Elza – A mobilização começou às 14h30 em favor de que o estádio de Brasília permaneça com a homenagem a um dos maiores craques de toda história do futebol brasileiro. Brasilienses já reclamavam da troca de nome, mas o movimento ganhou força depois que a viúva de Garrincha, a cantora Elza Soares, ex-mulher de Garrincha, esteve pessoalmente na Câmara Legislativa para agradecer pessoalmente a Liliane.

Na visita, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) se somou às duas para reforçar o pedido. “É um verdadeiro absurdo alguém querer retirar à força uma homenagem a quem realmente ergueu o nome do Brasil e fez com que o nosso povo tivesse orgulho de sua pátria. Quem não apoia uma homenagem como esta não deve entender nada de paixão nacional, nada de futebol, nada de ser brasileiro”, disse Elza.

Estádio Nacional – Há alguns dias, o GDF vetou o Projeto de Lei que garantia a continuidade do nome do estádio, que está com as obras de reconstrução para a Copa do Mundo de 2014, que passa a se chamar Estádio Nacional de Brasília. Quando começou a polêmica, o GDF afirmou que o nome de Mané Garrincha seria acrescentado ao restante, porém sem a lei, ele pode mudar no momento que achar oportuno.

Anteriormente Agnelo havia afirmado que “Mané Garrincha” poderia ser o apelido do estádio, como ocorre por exemplo com o Maracanã, que na verdade se chama Mário Filho. O Estádio Mané Garrincha continuará sendo o Mané Garrinha e em comemoração, o Câmara em Pauta se soma ao protesto e afirma junto: #TodosPeloManéGarrincha.

 

Leia abaixo a nota do GDF sobre a derrubada do veto.

Nota à imprensa

Brasília, 26 de junho de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sempre foi um defensor da manutenção do nome do grande craque do futebol Mané Garrincha na identificação do estádio. Em janeiro deste ano, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador, em visita ao canteiro de obras, reafirmou o nome da nova arena como Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O governador do DF é solidário com a preocupação em garantir a homenagem a Mané Garrincha, tanto que, além do nome, anunciou ainda em 2011 que a nova arena terá espaço especial para a instalação de um museu em homenagem ao craque, resgatando a memória e a história de um dos maiores jogadores de futebol da história.

O Governo do Distrito Federal garante que não há qualquer objeção do Poder Executivo quanto ao nome do estádio, que traz justa homenagem e imortaliza esse craque do futebol brasileiro e mundial. E reafirma a garantia do nome Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

 

Artigos relacionados