Responsive Ad Slot

TITULO DA CAMPANHA

Joaquim Roriz perde ação movida contra jornalista do “Correio Braziliense”

Postado por Simone de Moraes

17/04/2012 15:15


Crédito: Divulga

 

 

Do Portal Imprensa – A juíza Magáli Dellape Gomes, da 19ª Vara Cível de Brasília, negou pedido de indenização do ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC) contra o jornalista Daniel Pereira por coluna no Correio Braziliense, em 2010, com o título “Vossa excelência é um fanfarrão”. O texto fazia referência ao fato de Roriz posar de salvador da pátria em meio à crise da operação Caixa de Pandora, que gerou uma crise institucional sem precedentes em Brasília.

Segundo o portal Conjur, Roriz pediu R$ 500 mil de indenização por danos morais contra o jornalista, alegando que é pessoa de conduta ilibada e que não consta seu nome em inquéritos ou processos que o relacionem com o escândalo conhecido como "Caixa de Pandora".

A juíza entendeu que o texto “traz dados objetivos e faz certas observações a partir de uma visão pessoal do jornalista, contudo sem que tenha violado os direitos da personalidade do autor (Joaquim Roriz)”.

Magáli Dellape Gomes ainda decidiu que não ficou comprovada abuso do direito por parte do jornalista, “eis que não foram ultrapassados os limites legais e constitucionais no tocante ao direito de informação, sendo certo que a simples veiculação dos fatos efetivamente ocorridos não configura o abuso para efeito de reparação de dano, porquanto a imprensa agiu dentro do seu legítimo direito de informar, sem conteúdo difamatório”. Roriz pode recorrer da decisão.

No texto, o jornalista discorria sobre a propaganda eleitoral do PSC estrelada por Roriz. “Com pose de estadista a mascarar o semblante de canastrão, ele discorre sobre a crise política na capital do país. Esbanja indignação”, escreveu. De acordo com Pereira, “tão vergonhoso ou escandaloso quanto o momento vivido por Brasília é o fato de Roriz se apresentar como vestal à sociedade”.

Clique aqui para ler a sentença.

(Visited 1 times, 1 visits today)