MP obriga GDF adiar lançamento de edital para renovação da frota de ônibus

Publicado em: 17/04/2012

 

 

Após prometer renovação de no mínimo 90% da frota de ônibus (veja matéria) que fazem o transporte urbano, o governo do Distrito Federal fez uma proposta de edital que previa apenas 15% de veículos novos e 85% de veículos usados. O Ministério Público interveio a dois dias do lançamento, alegando riscos ao meio ambiente caso a licitação fosse mantida com o edital original e o GDF adiou o edital.

O resultado é que a abertura da nova licitação, que aconteceria nesta quarta (18) só deve acontecer no dia 28 de maio. A principal modificação no edital deve ser exatamente na quantidade de ônibus zero quilômetro da frota. Há a possibilidade da renovação de 100% ou de 90%, com a obrigatoriedade de renovação total da frota em dois anos. Atualmente o sistema de transporte público do DF conta com 4 mil veículos.

Adiamento – O secretário de Transportes, José Walter Vasquez afirmou que o adiamento da abertura do edital deve resultar em atraso de um mês para que a nova frota esteja circulando. A nova previsão é que a nova frota esteja nas ruas em fevereiro de 2013. Ainda segundo Vasquez, só os ônibus articulados, que deverão trafegar nos corredores exclusivos serão obrigados a ter ar-condicionado, para evitar um aumento nas passagens.

O secretário afirmou ainda que o passageiro também vai ter a possibilidade de consultar os horários dos ônibus a partir da internet e de um sistema pelo celular, por um custo baixo e que após a renovação da frota, as vistorias dos veículos serão feitas pelo Instituto de Biomecânica da Universidade de Brasília (UNB).

Licitação – O sistema será licitado por regiões. O DF foi dividido em cinco grandes áreas, para que cada uma seja atendida por uma empresa ou consórcio de empresas. As vencedoras poderão explorar as linhas por dez anos, renováveis pelo mesmo período. De acordo com o edital, cada empresa terá entre 18% e 23% da frota.

Opinião – Nosso comentário, até óbvio aliás, é que não haveria nenhum atraso no lançamento do edital, se o GDF tivesse garantido a palavra de renovar 90% da frota. Esperamos ainda que, não só o edital, mas a efetivação do objeto desta concorrência sirva para ao menos diminuir o problema de transporte urbano no DF.

Artigos relacionados