Centrais de boato: umas oficiais, outras nem tanto

Publicado em: 18/04/2012

 Desde a última sexta (13), blogs vêm noticiando o pedido de demissão do secretário da Criança, o médico pediatra e professor da UnB Dioclécio Campos. Na terça (17) pela manhã, nossa reportagem foi apurar a informação, do modo como era feito nos primórdios do jornalismo. Ligamos primeiro para a assessoria de comunicação da secretaria, que nos informou que a informação não era verídica, já que não constava no Diário Oficial do DF. Em seguida, falamos com o porta voz do GDF, Ugo Braga que desmentiu, ressaltando que esses blogs não eram dignos de credibilidade. “Não vou responder oficialmente, até porque esses caras não tem credibilidade nenhuma e quando a notícia que eles deram não sair, eles ficam mais desmoralizados”, disse Ugo por telefone.

Na manhã de hoje fomos surpreendidos com a exoneração de Dioclécio publicada no DODF. Mais uma vez ligamos para o porta voz do GDF para questionar o fato de que a costumeira central de boatos havia dado uma notícia oficial, antes mesmo da secretaria de Comunicação do governo. “Se o secretário que está saindo prefere avisar antes aos blogs que os canais oficiais, isso não é um problema da comunicação do governo. Quando você me ligou eu não tinha essa informação, como não tive até certa hora da noite, até porque estava envolvido com coisas muito mais importantes que isso”, disse Ugo Braga.

Ligamos novamente para a assessoria da secretaria da Criança, cuja assessora não quis ter seu nome citado e nem quis mandar uma nota oficial, chegando a ser ríspida com nossa reportagem, ao perguntarmos o nome dela. “Você pode falar que falou com a assessoria da secretaria. Não tenho como mandar uma nota sobre isso, até porque não tenho contato com o ex-secretário”. Quanto à saída de Dioclécio, Ugo Braga disse: “Pelo que eu soube, ele está saindo falando um monte de besteira”, disse completando que a saída teria sido por uma “frustração de gestão”.

Em meio a uma crise política no Distrito Federal, com direito a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Legislativa para apurar denúncias de arapongagem, que teriam sido capitaneadas pelo próprio gabinete do governador (veja matéria), torna-se cada dia mais difícil saber qual informação é verídica no exercício responsável do bom jornalismo, pautado na ética como aliás deveria ser. Tudo se resume em centrais de boatos, umas oficiais e outras nem tanto.

Secretaria da Criança – Como não conseguimos uma posição oficial da Secretaria de Comunicação, não temos como dar maiores informações, mas saiu no DODF desta quarta (18) que, no lugar de Dioclécio Campos, assume a pasta a suplente de deputada distrital Rejane Pitanga (PT). Apesar de termos várias suposições sobre a ida de Rejane, vamos nos abster e continuar no esforço de fazer um jornalismo pautado na verdade como ela é.

Artigos relacionados