Adote apresenta o ranking de assiduidade dos distritais

Publicado em: 12/08/2011

Ranking mostra que o vice-presidente da CLDF Dr. Michel não faltou a nenhuma sessão ordinária. Já o presidente Patrício está entre os que mais se ausentaram do plenário

Em levantamento feito pelo Adote um Distrital sobre as 62 sessões plenárias realizadas no primeiro semestre de 2011, ficou constatada que em apenas nove sessões ordinárias tiveram a presença de todos os deputados, sendo que em duas oportunidades não houve quórum.
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Patrício-PT, o segundo secretário Cristiano Araújo-PTB e Benício Tavares-PMDB foram os mais ausentes dos trabalhos em plenário. Já o novato Dr. Michel-PSL aparece em primeiro lugar do ranking com nenhuma ausência, seguido por Chico Leite-PT com duas e por Claudio Abrantes-PPS com quatro faltas.
Ao ser questionado pelo Adote, o presidente da CLDF Patrício disse que partes das suas faltam foram justificadas, mas que não se recorda de quantas foram no total.
“A participação do deputado não se resume em plenário, às vezes temos compromissos externos que coincidem com as sessões, mas todas as minhas faltas estão justificadas”, explicou.
Ao ser questionado sobre a não justificativa de algumas faltas por parte dos deputados, o presidente disse que todos os atos são transparentes e que todas as faltas não justificadas são descontadas.
“Conforme o regimento interno da casa, toda falta injustificada é descontada do salário do parlamentar”, explicou o presidente.
Por outro lado, o vice-presidente da CLDF Dr. Michel, líder do ranking, com 100% de presença argumenta que este é o dever de um deputado, estar presente, já que foi eleito para isso.
“Estou aqui para fazer o que me comprometi com o povo, trabalhar cada vez mais”, enfatizou.
Para o delegado e agora deputado distrital Dr. Michel, é obrigação do parlamentar estar presente nas sessões. Segundo o vice-presidente, o propósito é fazer com que a CLDF produza mais e que a sua meta é manter os 100% de presença até o final do mandato.
“Espero que neste semestre nós possamos produzir mais, e também quero seguir como líder do ranking até o final do meu mandato”, disse.
Em segundo lugar do levantamento feito pelo Adote, o deputado Chico Leite mostrou naturalidade ao ser informado que seria o vice-líder do ranking de assiduidade. O distrital enfatizou que não é mérito estar entre os mais presentes, pois é obrigação do parlamentar estar nas sessões.
“Não é mérito nenhum estar bem colocado, pois é dever estar presente, apesar de os trabalhos não se resumir ao plenário.”, falou.
Quando perguntado pela equipe do adote sobre o que achava do alto número de faltas cometidas por alguns parlamentares, o deputado pediu uma mudança no pensamento de cada um.
“Esses parlamentares mais faltosos deveriam pensar mais e rever seus conceitos”, disse Chico Leite.
A equipe do Adote um Distrital entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado Cristiano Araújo que está em viagem para a China, e que ficou em penúltimo lugar entre os 24 deputados. De acordo com eles, das 20 ausências do parlamentar no primeiro semestre, 14 foram justificadas. Já a assessoria do deputado Benício Tavares, último colocado, informou que o parlamentar não estava presente na casa e que não teria disponível neste momento o número exato de faltas justificadas do distrital.
No Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal no Artigo nº 109, parágrafo 6º consta que; “ As ausências injustificadas às sessões ordinárias da CLDF serão descontadas do subsídio dos parlamentares na proporção de 1/30 (um trinta avos) para cada ausência”.
Após verificar que algumas faltas não foram justificadas em ata da sessão ordinária, a equipe do Adote um Distrital entrou com um requerimento solicitando todas as justificativas que foram feitas em ata aprovada pela mesa diretora da casa no primeiro semestre, e foi solicitado ainda algum comprovante de desconto nos vencimentos dos parlamentares que não justificaram as ausências.

Fonte: Adote um Distrital