Prevenção é a saída para o combate às queimadas e incêndios

Publicado em: 12/05/2011

A necessidade de adoção de medidas para prevenção de queimadas e incêndios no Distrito Federal foi defendida nesta quinta-feira (12) pela unanimidade dos participantes da comissão geral que a Câmara Legislativa realizou, no Plenário, para discutir o tema. A iniciativa do debate foi do deputado Joe Valle (PSB), que também é agricultor e um dos líderes da Frente Ambientalista da Câmara Legislativa.

“Precisamos de ações específicas para garantir melhor educação ambiental, a fim de se evitar queimadas e incêndios”, pregou Valle, ao anunciar seu apoio às medidas de conscientização da população. O parlamentar enfatizou sua preocupação também com os efeitos das mudanças no clima e a emissão de gases poluentes.

“É preciso que o governo publique e distribua informativos para a população sobre a importância da prevenção”, propôs o deputado Olair Francisco (PTdoB), sugerindo que essas ações sejam direcionadas às comunidades próximas às áreas de conservação ambiental, geralmente afetadas por incêndios e queimadas.

O deputado Washington Mesquita (PSDB) destacou a relevância do debate sobre o tema. “Me dói na alma quando me deparo com os incêndios no Parque Nacional de Brasília”, afirmou. Ele lembrou que muitas vezes esses acidentes ocorrem por “por irresponsabilidade” de pessoas que atiram pontas de cigarro no cerrado, sobretudo na época de seca.

O distrital Aylton Gomes (PR) manifestou seu apoio integral à causa ambiental. “Como bombeiro já participei de muitas ações de combate a incêndios florestais”, lembrou o parlamentar, ao defender que a população seja esclarecida sobre os riscos do manejo do fogo.

Recursos – Ao manifestar sua preocupação com a preservação das áreas verdes do DF, o deputado Agaciel Maia (PTC) disse que, como presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), apoiará qualquer emenda ou projeto que tramite para garantir recursos às ações de prevenção contra incêndios e queimadas. O deputado aproveitou para lembrar que em 2010 houve 58 mil focos de incêndio no DF.

O chefe nacional do Prevfogo – Ibama, José Carlos Mendes de Morais, também  disse que a melhoria no combate e prevenção de incêndio depende de aprovação de mais recursos, tanto para a aquisição de equipamentos, como para a capacitação e a divulgação de campanhas educativas.

“É preciso que haja integração nos planos de ação do governo local e federal, com a participação também do setor produtivo”, recomendou a representante do Fórum das ONGs do DF, Maria Cristina Moscoso. Ela disse que é preciso a ampla divulgação de campanhas de prevenção de incêndios. E criticou: “Para este ano, acho que já seja um pouco tarde”, lamentou.

Fonte Zildenor Ferreira Dourado – Coordenadoria de Comunicação Social

Foto: Fábio Rivas/CLDF