Atendendo a uma demanda da comunidade, na manhã desta nesta quarta-feira (21), a Câmara Legislativa realizou audiência pública itinerante, em Samambaia, para discutir e propor ações de preservação do Parque Três Meninas.
Durante o evento, proposto pelos deputados petistas, Arlete Sampaio, Chico Leite e Wasny de Roure, o Presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM), Nilton Reis, informou aos presentes que as obras do parque deveriam ter sido iniciadas há seis meses, mas em função problemas de ordem burocrática na execução da compensação ambiental que estava destinada para a revitalização do parque a obra ainda não foi realizada.
“O projeto já está pronto, mas tivemos problemas de ordem burocrática. Agora estamos pensando como propor outra compensação ambiental que venha suprir as necessidades do Parque Três Meninas”, disse. “O governador colocou esse parque como prioritário, me deu ordem pra que execute o mais rápido possível. É um compromisso do governador Agnelo Queiroz, do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão e meu, a implantação e revitalização do Parque Três Meninas”, completou.
Nilton Reis espera que até o final do ano, no mais tardar no início de 2013, haja uma definição da nova compensação ambiental. Segundo ele, “a expectativa é que no primeiro bimestre do próximo ano aconteça o lançamento das obras do Parque Três Meninas”.
A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3,5 milhões na revitalização e implantação de novos equipamentos públicos no parque. O projeto propõe a revitalização do casarão e de áreas já construídas, a construção de uma Cooper via, uma ciclovia de 2,5 km, pista de skate, quadra de vôlei, parque infantil, além de banheiros públicos e bebedouros.
“É um grande investimento em revitalização e implantação, que vai trazer mais qualidade de vida para a população de Samambaia”, concluiu Nilton.
Durante o evento, a deputada Arlete Sampaio (PT) colocou seu mandato à disposição da comunidade de Samambaia e informou aos presentes que destinou, através de emenda ao Orçamento do DF para o ano de 2013, R$ 250 mil para a revitalização do Parque Três Meninas e cercamento do Parque Gatumé.
A deputada defende que o legislativo contribua para que o parque possa servir à comunidade de acordo com o espírito que deu origem à sua criação, em 1993.
Grupo de trabalho – Durante a audiência o presidente do IBRAM, Nilton Reis, propôs a criação de um grupo de trabalho composto por membros do Executivo, Legislativo e comunidade. O intuito é realizar reuniões quinzenais para adequar e melhorar o projeto, ajudando na execução e concepção, do Parque três Meninas.
“Não podemos esperar as questões burocráticas, teremos que encontrar alternativas para resolver a questão”, disse.
Também participaram do debate, os deputados Wasny de Roure (PT) e Professor Israel (PEN); o Administrador Regional de Samambaia, Risomar Carvalho (PT); a Coordenadora da Coordenação Regional de Ensino de Samambaia, Terezinha Barbosa Farias; o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel (PT) e a Coordenadora do Movimento Resgate do Parque Três Meninas (MRP), Iolanda Rocha.