Um cachorro da raça Pit Bull foi abandonado após ser instigado a brigar com outro cão da mesma raça e ficar muito ferido. Ele foi deixado nas proximidades da Quadra 02 do Paranoá e moradores da área chamaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que provavelmente iria sacrificá-lo. Antes que o CCZ pegasse o cão, protetores de animais que fizeram o resgate.
Segundo os protetores, os cães eram usados por moradores de rua para promover rinhas. “Além de ser criado para ser cão de briga, ele sofria maus tratos e teve as orelhas e a cauda cortadas na tesoura, certamente sem anestesia”, afirmou Rejane Guimarães, uma das protetoras que fez o resgate.
Segundo Rejane, o cão estava muito magro e com muitos ferimentos na cara. A veterinária que o atendeu constatou que ele está anêmico, infestado de pulgas e carrapatos. Agora ele deve passar pelo exame para doença do carrapato, a Babesiose, que pode ser fatal. O cão recebeu os primeiros socorros e foi medicado. A veterinária que o atendeu se comprometeu a castrar o animal sem cobrar pela cirurgia.
Rejane conta que para que o Leônidas tenha realmente um final feliz, falta conseguir um lar definitivo para o garotão e pagar a conta dos medicamentos e exames que ficou em R$ 520,00 que ainda estão pendentes na clinica veterinária Cães e Cia no Guará. “Se alguém puder me ajudar a pagar, eu agradeço, seria de grande ajuda”, afirma a protetora.
Pelo histórico anterior do Leônidas, que se mostra um cão dócil com seres humanos, seria bom ser filho único, ao menos até ser recuperado do trauma e da criação como "Cão de briga". Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Rejane pelo telefone 9989-8505.
Leia também: