Câmara Legislativa celebra Dia do Jornalista nesta segunda-feira (4)

Publicado em: 03/04/2022

Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil, o Dia o Jornalista é comemorado no dia 07 de abril, uma homenagem ao profissional bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, que apura, informa e ajuda a analisar fatos.

Para homenagear a data, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV) realizará na próxima segunda-feira (4), às 19h, no plenário da Câmara Legislativa, uma sessão solene para exaltar o trabalho incansável de inúmeros jornalistas – do Brasil e em especial da capital –  que há dois anos, em razão da pandemia da Covid-19, vem lutando contra a desinformação, incitada por anônimos e por autoridades, no combate ao vírus.

Para Veras, neste período, o jornalismo e os jornalistas seguiram provando o por que são essenciais no combate à desinformação.

Para ele, não se pode negar que a imprensa assumiu o papel do governo na pandemia de informar a população, orientar como se comportar e o que fazer. “Por isso, nada mais justo e merecido, do que a realização de uma solenidade para homenagear e destacar a importância destes profissionais para a sociedade”, conclui o distrital.

Foram convidados para a solenidade a Senhora Márcia Marques, Professora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC UnB), Doutora em Ciência da Informação e Mestra em Comunicação pela UnB; um representante do Sindicato dos Jornalistas de Brasília; o Senhor Orlando Rangel, Diretor da Diretoria de Comunicação (Dicom) da Câmara Legislativa do DF; a Senhora Maria José Braga, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); o Senhor Hélio Doyle, representando a Diretoria da Associação Brasileira de Imprensa no DF, além de jornalistas de diversos veículos de comunicação do Distrito Federal.

Na ocasião, Reginaldo Veras concederá moção de louvor para diversos órgãos de imprensa pelo trabalho de informação prestado durante a pandemia.

Serviço:

Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Jornalista