Câmara em Pauta 64º aniversário do Zoológico debate melhorias para a instituição
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

64º aniversário do Zoológico debate melhorias para a instituição

A Câmara Legislativa (CLDF) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (6), em homenagem ao 64º aniversário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. O evento, de iniciativa dos deputados Rafael Prudente (MDB) e João Hermeto (MDB), ocorreu na própria instituição e contou com a entrega de moções de louvor aos servidores “pelos relevantes serviços prestados”.

O deputado Hermeto relatou que serviu por mais de 20 anos na Polícia Ambiental e teve a oportunidade de ajudar na implantação da primeira companhia florestal na Fundação. “Tenho muita história aqui e, particularmente, muito amor pelo Jardim Zoológico”, afirmou. 

O chefe de gabinete do deputado Robério Negreiros (PSD), César Lopes, destacou a relevância social da entidade: “Essa Fundação tão bela é uma válvula de escape para milhares de pais que trazem as suas crianças”. Representando o comandante do batalhão ambiental, o major Anderson destacou que a parceria com o Zoológico “é de fundamental importância para o manejo da nossa fauna”.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF, Ibrahim Yusef, criticou a tendência neoliberal do país. Para ele, políticas públicas só podem ser promovidas pelo governo. “Essas pessoas que defendem o Estado mínimo não vêm fazer visita aos domingos aqui no Zoológico”, criticou. Ele também destacou a luta do Sindicato contra a especulação imobiliária sobre o Zoológico e contra a privatização.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Nelson Tadeu Filipelli, afirmou que o “principal patrimônio do Zoológico” são seus funcionários. Ele também salientou a importância da iniciativa: “Devemos aplaudir esses deputados que propuseram essa sessão solene como uma forma de sempre repensar, debater, estar atento a essa instituição”.

O diretor-adjunto da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, José Carlos de Oliveira, pediu aos parlamentares apoio na reestruturação dos cargos da Fundação, a fim de corrigir distorções e valorizar os servidores. Ele também defendeu a realização de concurso público. “Estamos o tempo todo com o pires na mão, isso é uma covardia com uma fundação tão forte como essa. Não estamos mendigando não, nós temos profissionais que precisam ser respeitados pelo governo, pela CLDF”, ressaltou.

A presidente da Fundação, Eleuteria Mendes, agradeceu aos deputados pelo evento e também defendeu o novo concurso. “O número de servidores efetivos é muito pequeno e precisamos criar alguns cargos específicos”, argumentou.

Rafael Prudente afirmou que é contra a Reforma Administrativa proposta pelo Governo Federal (PEC 32), e destacou o pagamento da terceira parcela do reajuste aos servidores do Distrito Federal pelo GDF.

O distrital também afirmou que destinou emenda parlamentar para capacitação dos servidores do Zoológico no próximo ano. Ele pediu que seja encaminhada a proposta de reestruturação de cargos para a CLDF, a fim de ajudar na efetivação junto ao GDF. “Aqui não é simplesmente um ambiente de exposição de animais, mas um local de pesquisa, visitado pelos alunos para entenderem sobre biologia, sobre fauna e flora. A gente sabe o papel social que o Zoológico tem”, afirmou o distrital.

 

 

 

Mario Espinheira – Agência CLDF

(Visited 1 times, 1 visits today)
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Chave PIX:

13.219.847/0001-03

Nos apoie:

Chave PIX:

13.219.847/0001-03