Câmara em Pauta Alcolumbre marca sabatina do "terrivelmente evangélico" de Bolsonaro para vaga no STF

Alcolumbre marca sabatina do “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro para vaga no STF

Mais de quatro meses depois de o nome de André Mendonça ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a sabatina vai ocorrer na próxima semana. Alcolumbre, no entanto, ainda não marcou uma data específica. Para a nomeação ser confirmada, Mendonça precisa ser aprovado pela maioria dos senadores.

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, em julho, o “terrivelmente evangélico” Mendonça espera ser sabatinado pelos senadores há três meses – o nome dele chegou efetivamente na CCJ apenas em agosto. Alcolumbre, no entanto, resiste ao nome do ex-ministro da Justiça e ex-Advogado Geral da União e agiu para que o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, fosse o escolhido.

No Senado, Alcolumbre foi alvo de insatisfação até mesmo entre aliados. Um dos motivos apontados nos bastidores foi a falta de atendimento do governo Bolsonaro a emendas parlamentares de interesse do senador, que foi um dos principais beneficiados com a indicação de emendas de relator até a revelação, pelo Estadão, do esquema do orçamento secreto, em maio.

O presidente da CCJ, contudo, cedeu à pressão para submeter a indicação aos demais colegas após perder apoio entre aliados e sofrer críticas de que haveria motivos “religiosos” para barrar Mendonça, o que poderia o prejudicar eleitoralmente no ano que vem, quando tentará a reeleição. “Chegaram a envolver a minha religião, chegaram ao cúmulo de alguns levantarem a questão religiosa sobre uma sabatina de uma autoridade na Comissão de Constituição e Justiça que nunca o critério foi religioso”, disse Alcolumbre durante reunião do colegiado. O senador é judeu e o indicado para o STF é evangélico.

Numa sinalização ao segmento, a expectativa é de que a sabatina ocorra na terça-feira, 30, Dia do Evangélico. A Casa inicia na semana que vem uma semana de votações de autoridades que dependem de aprovação dos senadores por meio de voto presencial e secreto.

Alcolumbre ainda deve conversar com os colegas para decidir quem será o relator da indicação de Mendonça. Senadores governistas calculam ter 22 votos na CCJ e pouco mais de 50 votos no plenário, o que seria suficiente para o ex-ministro ter o nome aprovado.

A indicação de André Mendonça foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de julho e foi protocolada oficialmente no Senado em 3 de agosto, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar a decisão de escolher um ministro “terrivelmente evangélico”. O documento chegou formalmente na CCJ no dia 19 de agosto, ou seja, está parado na mesa de Alcolumbre há quase 100 dias.

O presidente da CCJ atribuiu para si próprio o direito de decidir sobre a sabatina, mas foi criticado por colegas. O senador Esperidião Amin (PP-SC) chegou a pedir que Pacheco entrasse em campo para intervir na situação e puxasse a indicação diretamente para o plenário, o que não ocorreu, argumentando que o regimento obrigaria a CCJ a examinar as proposições em tramitação em um prazo de 20 dias úteis.

“O meu protesto é institucional e vou continuar protestando porque não estou pedindo favor nem estou apelando”, disse Amin após o anúncio de Alcolumbre, chamando a fala do senador de homilia. “Vossa Excelência é súdito do regimento e neste caso está sendo um súdito rebelde.”

Questionado sobre o impasse envolvendo Mendonça, Bolsonaro mente dizendo  que “não manda” ninguém para o Supremo. “Quem decide é o Senado. Espero que vote e aprove nos próximos dias”, declarou o presidente ao chegar ao Palácio do Planalto após receber uma medalha de honra na Câmara dos Deputados. / Colaborou Eduardo Gayerq

Estadão