Câmara em Pauta Câmara Legislativa comemora os 59 anos de Brasília com programação cultural

Câmara Legislativa comemora os 59 anos de Brasília com programação cultural

A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemora nesta quarta-feira (24) o 59º aniversário de Brasília, com extensa programação cultural. Entre os eventos agendados (veja programação abaixo), destaque para o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, lançamento de selo comemorativo, sarau poético e abertura da exposição do Arquivo Público do DF sobre  “A História de Juscelino Kubitschek em Brasília”.

A orquestra sinfônica, que em abril completa 40 anos, apresentará músicas que homenageiam Brasília e as preferidas de JK nos tempos de construção de Brasília.  No repertório estão: Chegada dos Candangos, Água de Beber, Peixe-Vivo, Que País é este?, Será, Tempo Perdido, Há tempos, Por enquanto/quando o sol bater na janela do meu quarto, Ponteio de Santoro, Meu amigo Radamés e Trenzinho do Caipira.

A comemoração do aniversário de Brasília na CLDF é fruto de parcerias com a Secretaria de Cultura do DF, Arquivo Público do DF, Correios e com a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Distrito Federal, e apoio do Sindical e da Associação de Servidores da Câmara Legislativa (Assecam).

“Buscamos chamar a atenção dos cidadãos do DF para as produções que enaltecem a história e as criações sobre Brasília, despertar a memória afetiva de celebrações da cidade pela cultura e a história. Brasília tem muito mais que política e arquitetura marcantes, tem memória, poesia e uma história construída com muitos afetos”, explica, Cleide Soares, responsável Biblioteca Paulo Bertran da CLDF.

A biblioteca realiza, durante todo o mês de abril a  Exposição Bibliográfica sobre a História e a Literatura de Brasília. O horário de visitação da biblioteca é de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, no terceiro andar.

Confira a programação:

• 16h30 (auditório): abertura com autoridades e exibição do videoclipe Brasília: ano 35, Sinfonia da Alvorada, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (20min),
  • 16h50 (auditório): apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
  • 17h (Galeria do Espelho d’Agua): lançamento do selo e do carimbo comemorativos dos 59 anos de Brasília, em parceria com os Correios e abertura da exposição do Arquivo Público do Distrito Federal sobre a História de Juscelino Kubitschek em Brasília.
  • 18h (Foyer do Plenário): sarau poético “Brasília, meu Amor”, pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria DF – AJEB-DF.
  • 19h (Foyer do Plenário): coquetel comemorativo, pelo Sindical e Assecam
  • 19h20 (Foyer do Plenário): palestra “A trajetória literária de Margarida Drumond”, coordenado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria DF – AJEB-DF.
  • 20h: encerramento