Documentário sobre Marielle abre hoje campanha em sua memória nos Estados Unidos

Publicado em: 04/03/2019

International Press Committee (Boston) – A exibição do primeiro documentário sobre Marielle Franco, “I, a black woman resist” (“Eu, mulher negra, resisto”), abre hoje, dia 4, em Massachusetts, a campanha “Marielle Presente”, promovida pela U.S. Network for Democracy in Brazil. O documentário será exibido às 18h, na Tufts University, em Medford-Somerville.

A campanha “Marielle Presente” de memorialização de Marielle nos Estados Unidos.  compreende uma série de atividades abertas ao público, organizadas  tais como conferências, debates e exibição do primeiro documentário sobre a vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que era também feminista e ativista de direitos humanos.

As atividades serão realizadas em várias cidades norte-americanas e culminam com vários eventos simultâneos no dia 14 de março, data do primeiro ano do assassinato de Marielle, possivelmente por milícias que ela denunciava como comandos de violência policial e extermínio nas favelas.

O documentário foi feito pela socióloga Sharelle Barber, especializada em raça, saúde e desigualdades, assistente de pesquisa da Universidade de Dornsife School of Public Health’s. Ela estava na última conferência proferida por Marielle na Casa das Pretas no Rio de Janeiro e gravou a fala de Marielle.  Uma hora após o evento, a vereadora estava morta.

A atividade de exibição do documentário Marielle faz parte do comitê Afro-Brasileiro (Afro-Brazilian Committee) e é organizada a nível local pelo Coletivo Boston Contra o Golpe e Brazilian Women’s Group ambos afiliados à network norte-americana.

A U.S. Network for Democracy in Brazil é uma organização não-partidária, formada em dezembro do ano passado na Columbia Law School, em Nova Iorque, por organizações e grupos integrados por acadêmicos e ativistas brasileiros e não brasileiros que residem nos Estados Unidos.

O objetivo da rede é apoiar a democracia no Brasil com ações de educação, informação e conscientização nos Estados Unidos sobre a situação de risco que corre atualmente a soberania popular no Brasil.

International Press Committee (IPC) constitui um grupo de jornalistas e produtores independentes que apoiam a US-NDB. IPC trabalha em conjunto com a Rede Defend Democracy in Brazil (Brasil) e outros colaboradores. Contatos:

(EUA) Ana Alakija ana.alakija@gmail.com  e Ana Paula Vargas paula.vargas@gmail.com

(Brazil) Simone de Moraes simonedemoraes2009@gmail.com  l Mery Bahia meryba2222@hotmail.com

(CA) Isabela Santana beullus@gmail.com    (Portugal) Maria Alice nareal.alice@gmail.com