Uma pesquisa do instituto O&P Brasil traçou 5 cenários de disputa para o governo do Distrito Federal, em pesquisa estimulada e em quatro deles, o vencedor do 1º turno seria o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 18,1% a 20,8% das intenções de voto. Rollemberg só perderia para Joaquim Roriz (PMDB), que alcançou 27,2% e é o político que teve o melhor desempenho entre todos na pesquisa. Agnelo Queiroz (PT) teve baixo desempenho na pesquisa e isto foi colocado na conta da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha.
O deputado federal Reguffe (PDT) teria 17% das intenções de voto, contra 18,1% de Rollemberg. Nos cenários com Roriz ou Reguffe na disputa, Agnelo estaria fora do 2º turno. No entanto, a pesquisa mostra que a grande parte dos entrevistados, entre 35,1% e 47,6%, rejeita todos os pré-candidatos e não deseja, pelo menos por enquanto, votar em nenhum dos apresentadas. Agnelo não receberia o voto “de jeito nenhum” de 39,7% dos entrevistados e em 2º lugar no índice de rejeição, está o ex-governador Roriz, com 24,7%.
Para 32% dos entrevistados, o gasto de R$ 1,5 bilhão na arena piora a imagem do governador do Distrito Federal. É praticamente o dobro dos 16,4% que responderam que a inauguração do estádio melhora a imagem do governo. Para 47,9%, a construção do Mané Garrincha não altera sua percepção sobre o mandato de Agnelo, que perderia a eleição de 2014 em todos os cenários simulados.
Foram entrevistadas 1.000 pessoas, no período de 6 a 10 de junho, pouco antes da onda de protestos pelo Brasil. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi custeada pelo próprio instituto O&P.
As informações são do Blog do Cafezinho e do Blog do Fernando Rodrigues.