Nesta terça (09), pela manhã a Companhia Energética de Brasília (CEB) inaugurou uma nova linha de distribuição de alta tensão, para interligar as subestações de Riacho Fundo, Hípica e Embaixadas Sul. Ao mesmo tempo, em outro ponto da rede, técnicos da Companhia tentavam resolver um problema que causou a interrupção do fornecimento em grande parte da Asa Norte. Na última sexta (05) o Ministério Público abriu inquérito para investigar as constantes quedas de energia elétrica no Distrito Federal.
O apagão deixou semáforos da W3 sem funcionar, prejudicando o trânsito na região. Segundo a CEB, a queda de energia atingiu as regiões do Centro Empresarial Norte, parte do Setor de Rádio e TV, as quadras 2 a 5 da SHN, STN e os edifícios Corporate Financial Center e Number One e Venâncio 3000.
Apenas no final da tarde, a CEB conseguiu resolver o problema e religou os três circuitos que teriam sido os responsáveis pelo corte de energia na região central de Brasília, interrompendo o fornecimento de luz. A Companhia informou que o problema foi causado por um esgoto que transbordou e inundou a rede de passagem de energia, segundo a CEB e os técnicos restabeleceram o serviço após a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizar os reparos e a limpeza do local. Já a Caesb afirmou que houve uma obstrução na rede de esgoto.
Será? – Segundo a assessoria da CEB, a linha inaugurada ontem (09) pode zerar a possibilidade de um desligamento de grandes blocos de cargas na zona central de Brasília, como ocorreu em outubro do ano passado. Já o governador Agnelo Queiroz disse que o apagão desta terça (09) não teve nada a ver com a região onde fica a nova central. “Aí são questões devido à chuva, tem enchido lá. Isso é localizado e será reparado, imediatamente reposto”, disse.
Segundo o governador, a nova subestação é uma das mais modernas do mundo e vai assegurar fornecimento de energia para a região central do DF e dar sustentação ao Estádio Nacional. “Se tiver um problema e queda de energia, não cai [sic]. É o sistema mais moderno de segurança que existe. É um investimento que é para o evento, mas que fortalece o fornecimento com segurança e qualidade da energia para o centro do DF”, afirmou.
Inquérito – A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público solicitou na sexta (05) que a CEB e Furnas expliquem a razão das quedas constantes de energia no DF e as empresas têm prazo de 10 dias para dar respostas. O promotor Leonardo Bessa, que está à frente desta questão, argumenta que entre os transtornos representados pelas frequentes interrupções de energia, estão os danos patrimoniais e morais causados aos clientes.
Para reforçar o argumento do promotor, o apagão desta terça (09) provocou transtornos no trânsito, fechamento de lojas e dispensa de funcionários de empresas que funcionam na área atingida, isso sem entrar no mérito da possibilidade de eventuais danos causados pelo desligamento de aparelhos.